Para quem tem o perfil, o ensino a distância é um grande aliado no
desenvolvimento de carreira e na preparação para provas e concursos
públicos. De acordo com Renato Alves, primeiro recordisda brasileiro de memorização
e autor do livro “Faça seu Cérebro Trabalhar por Você” (Editora Gente) a
palavra que vai definir se aluno tem ou não o tal perfil adequado para
apostar em cursos online é disciplina.
Renato Alves, recordista brasileiro de memorização
e autor do livro"
Faça Seu Cérebro Trabalhar Por Você",
indica como tirar o máximo das
aulas a distância.
“A disciplina é uma necessidade para o ensino a distância e ajuda na
conquista do conhecimento”, diz Renato Alves. Então partindo dessa
premissa, Alves dá cinco dicas que ajudam a tirar o máximo proveito de
uma videoaula:
1 - Evite interrupções para não perder o foco
Geralmente
a videoaula é assistida pelo computador ou outro dispositivo móvel, o
que permite distrações. Rede social aberta, sites de notícias, Skype
podem ser os personagens centrais da perda de foco. Ruídos no ambiente
como a televisão ligada ou o celular que toca a todo momento completam o
quadro propício para o desvio inevitável da atenção.
Por mais
multitarefa que você se considere, a seu poder de retenção vai se
prejudicado certamente, caso não atente a estes aspectos. Alves indica
que o aluno escolha um horário e um local livres de interrupções.
“Ambientes interno e externo livres de estímulos proporcionam maior
rendimento”, explica.
Para
os viciados em redes sociais ou outros sites, que não resistem a uma
“espiadinha” no feed de notícias do Facebook, por exemplo, Alves indica
aplicativos como o Self Control, que bloqueiam acessos a sites que a
pessoa escolher pelo tempo que ela determinar.
2 - Deu sono? Levante-se
Alves
diz que uma estratégia para barrar a sonolência que insiste em aparecer
quando você aperta o “play” é levantar-se. “Muitas vezes o tema é
sério, o professor não é engraçado e isso pode dar sono mesmo. A regra é
assistir de pé”, diz.
Ele explica que ao levantar-se, o
cerebelo, parte do encéfalo responsável pelo equilíbrio, “corta” o sono.
“Já fiz experiências e quanto tenho sono, fico de pé que passa”, conta.
3 - Na dúvida, pause e volte
A
dica é para as aulas que são gravadas. “Esta é a grande vantagem do
ensino a distância, é sempre possível pausar, voltar o vídeo”, diz
Alves. Ficou com dúvida, pare, assista novamente, pesquise, e no caso de
a dúvida persistir, anote e entre em contato com o professor, assim que
possível..
4 - Faça anotações e tente “explicar o conteúdo a si mesmo”
A
cada pausa, Alves sugere que seja feita a “confirmação” do conteúdo
apreendido para estimular a memória. “É que quando assistimos uma aula,
trabalhamos com memória operacional, são estímulos elétricos no cérebro
que rapidamente serão esquecidos”, diz.
Fazer anotações ou
tentar explicar o tema abordado na videoaula a si mesmo são maneiras de
estimular o córtex cerebral a formar novas sinapses, segundo o
especialista em memorização. Assim, você ajuda o seu cérebro a
“processar” e reter as informações.
5 - Revise o conteúdo imediatamente após o término da aula
Assim
que terminar de assistir à videoaula, faça uma revisão do conteúdo que
você aprendeu. “Isso é muito importante e deve ser feito imediatamente
após a aula”, diz Alves. Para guardar o conteúdo de vez, ele também
sugere que uma nova revisão após 24 horas.
Fonte: Exame
Vá até a página inicial: http://sulconcursos.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário