7 de fevereiro de 2015

Atenção para não ser reprovado antes da prova.

Levante a mão quem lê o edital de um concurso, da primeira à última página, sem pular um tópico. Coordenadores de concursos e professores de cursinhos preparatórios têm a mesma opinião: a maioria dos candidatos não lê o documento como se deve. E, por isso, muitos são eliminados das seleções antes mesmo de fazerem a prova. Ao se inscrever num processo seletivo, todos os detalhes e exigências devem ser lidos com a máxima atenção.

Lembre-se de que o edital é como um contrato: ao realizar a inscrição, o candidato está sujeito às normas nele contidas. Antes mesmo de pagar a taxa, o participante deve analisar se preenche todos os requisitos listados.
— O candidato não deve lutar contra o edital, mas, sim, conhecê-lo profundamente. E é equivocado achar que depois vai resolver o problema na Justiça. A orientação para quem vai prestar concurso é: conheça o edital — orienta o professor Sylvio Motta, diretor do curso Companhia dos Módulos.
Segundo o professor, o concorrente deve observar o nível de escolaridade, se o edital aceita curso politécnico e se pede carteira de motorista.
— Há casos de candidatos que fizeram o concurso e passaram, mas, na hora de apresentar documentos para posse, foram excluídos — alerta.
Após a inscrição, é hora de reler outros pontos do edital: os que dizem respeito à realização dos exames. Um importante cuidado é a conferência do local de prova. O concurso da Caixa Econômica Federal, no último domingo, foi suspenso porque muitos candidatos foram ao local errado. Segundo o Cespe/UnB, eles não se atentaram para onde deveriam ir. Para não correr riscos, a orientação é imprimir o cartão de confirmação. E, se tiver dúvidas, procurar a organizadora.
Num concurso recente, um grupo foi excluído porque usava lápis durante a prova. Mas o edital era claro: quem portasse o material seria eliminado. Certos candidatos ainda insistem em levar celulares para a prova, mas qualquer toque, mesmo que seja um alarme, pode acabar com o sonho.
— Atender o celular, de jeito nenhum! E se isso for visto pelo fiscal, o candidato é eliminado da prova na hora — alerta Jorge Barreto, presidente da Fundação Ceperj.
Curta o Sul Concursos no Facebook ou cadastre seu e-mail aqui no site e mantenha-se informado sobre concursos públicos realizados no Rio grande do Sul e dos principais da região sul do Brasil. Aqui você fica sabendo de editais, notícias, informações, dicas e tudo mais para conquistar sua vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário