26 de junho de 2014

É possível passar num concurso sem estudar? Veja o que diz estudo.

Muitos candidatos, seja por falta de tempo, disposição ou condições financeiras, não preparam-se para as provas dos concursos públicos. Para estes, há uma ótima informação: muitos dos candidatos aprovados não estudaram. Veja estudo realizado na matéria.
A grande questão quando se pensa em fazer um concurso público é: “será que vou passar”. Tal questionamento diz respeito se vale a pena se escrever, pagar uma taxa, dedicar-se ao estudo mesmo que seja o mínimo e prestar uma prova muitas vezes cansativa.
A resposta é: depende de você, ou seja, o quanto você quer passar num concurso público e quanto a bagagem de seu conhecimento.
Há aqueles que se dedicam a algum concurso específico, há aqueles que se dedicam aos estudos maciçamente objetivando concursos como um todo e não um em particular, há quem realize todos os concursos sem determinar áreas estudando na véspera, outros nem se quer estudam para os concursos e também passam.
Há aprovados de todos os tipos. Quem nunca soube de alguém que passou em concurso e não estudou pra a prova? Não é o recomendado mas é uma decisão do candidato. É aprovado não aquele que estudou mais, mas aquele que demonstrou na prova de que tem mais conhecimento do que seu concorrente.
Se você sempre foi aquele aluno nota 10, você tem mais conhecimento do que aquele aluno que passava colando ou com a média mínima.
Vale a pena estudar e de seu esforço para passar num concurso mas depende também do seu conhecimento, ou seja, o quanto você domina o conteúdo cobrado na prova. Por exemplo, para aqueles que não sabem utilizar ou tem conhecimento sobre informática devem focar seus estudos justamente nesse conteúdo.
Somente o próprio candidato saberá avaliar se conteúdo que cairá na prova: ou é aquele conteúdo que ele entende por que viu na sua vida escolar ou universitária de forma eficiente ou é aquele conteúdo que precisará reforçar os estudos pois são conteúdos que nunca aprendeu ou teve seu estudo precário. Estudo sem qualidade não se assimila informações, apenas às obtém.
Veja o que diz o estudo:
Segundo estudo realizado pelos Analistas de Finanças e Controle da CGU, Rafael da Silva Assunção e Wallace Sousa Circuncisão, com candidatos aprovados para o cargo de AFC/CGU em 2008 (hoje com remuneração inicial de cerca de R$ 13.000) cerca de 25% dos aprovados declararam que não estudaram.
Lógico que um candidato com a oportunidade de frequentar as aulas de um bom curso preparatório e estudar bastante tem uma boa chance de ser aprovado. Mas o que mostra esta pesquisa é que aquele que não estuda, também tem chances reais de ser aprovado.
Outro dos muitos dados interessantes desta pesquisa, é que 40% dos aprovados eram casados, 32% estavam namorando e 27% eram solteiros. Estes dados mostram que não precisa ser um eremita para passar em concursos. Ainda bem.
Também constatou que 70% dos aprovados trabalhavam enquanto preparavam-se para o concurso.
Sabemos que você está cansado de ler dicas, mas aqui, destacamos algumas observações para quem não estuda para as provas.
Tenha paciência que a aprovação acontece. Conquistar um cargo público é hoje uma das formas mais almejadas para se adquirir estabilidade e boa remuneração profissional por isso é tão concorrido e o caminho até a aprovação pode ser longo. Não desista, rodar faz parte do sucesso. A imensa maioria das pessoas não consegue passar em um concurso público logo “de cara”, muitas vezes são necessárias diversas tentativas para conseguir êxito.
Faça um, dois, três, quatro concursos e assim por diante. Faça provas até passar, muitas vezes são necessárias diversas tentativas para conseguir êxito. Ao fazer provas, você pegará ritmo, jeito, entendimento e terá a sua própria experiência quanto a prestar provas e fazer concursos. Além disso, com o passar do tempo você vai assimilando cada vez mais conteúdo e suas chances vão se tornando cada vez maior, pois vai chegar a hora em que praticamente tudo o que cair na prova você já viu anteriormente e é nessa hora que a tão sonhada vaga será sua.
Leia entrevistas e depoimentos. Ler matérias, entrevistas de especialistas ou depoimentos com aprovados ajuda a motivar e orientar nos estudos.
Há muitos eventos gratuitos promovidos por cursos preparatórios presenciais, telepresenciais ou pela internet. Além de orientações de estudos, palestras motivacionais, também são oferecidas dicas. Aproveite.
Uma boa dica é visitar páginas de concursos ou pegar um material de estudo para concursos. Folhear uma apostila ou livro e até mesmo ler alguns trechos permite te inspirar e motivar ao estudo.
Resolva provas anteriores. Para ser aprovado, além do conhecimento da matéria é necessário ter boa velocidade na resolução das questões.
Participe de simulados. Muitos cursos preparatórios realizam simulados gratuitos inclusive com a divulgação do ranking das notas. É uma oportunidade real de verificar o seu conhecimento.
Boa sorte e sucesso na carreira pública.

Vá até a página inicial: http://sulconcursos.blogspot.com.br

Nenhum comentário: