13 de junho de 2016

Como estudar para concurso com pouco dinheiro?



Veja algumas dicas e saiba como conseguir o tão sonhado cargo no funcionalismo público.
Muitos acham que esta seria uma missão praticamente impossível, outros pensam que podem conseguir e simplesmente tentam. Enfim, estudar para concursos públicos tendo recursos econômicos limitados não é uma utopia. Contudo, estudar sem ter acesso à apostilas, livros caros, aulas presenciais, pode ser um limitador do seu desempenho.
Nada do que você pense em fazer será fácil nesta jornada do saber sem condições econômicas, no entanto, há algumas atitudes a serem tomadas que podem fortalecer a sua situação.
Estudar sem dinheiro para investir parece ser muito difícil e você pode cair na armadilha de pensar que os bons resultados nos concursos públicos estão diretamente ligados aos participantes que têm uma condição financeira mais alta e que podem dispor de certas quantias para destinar aos certames.
Sem dúvidas que, se a pessoa tem condições, tem mais é que investir nas suas chances, isto inclui comprar livros interessantes, revistas de atualidades, frequentar cursos especialmente direcionados ao cargo e ao órgão desejado. Todos esses recursos são muito importantes, mas de nada valem se o indivíduo não possuir um objetivo e cumprir a tarefa com persistência, organização e empenho.
Se você pertence ao grande grupo de pessoas que não têm disponibilidade econômica para investir, não se desespere. Neste caso, o sucesso na prova depende "apenas" de você. Se o dinheiro for pouco, uma boa ideia é pesquisar na internet sites que disponibilizem materiais gratuitos. Há muitas páginas que são exclusivamente voltadas ao oferecimento de preparação para concursos através de apostilas, livros e até aulas virtuais sem custo.
Mas não pegue qualquer material para estudar só porque ele é barato, pesquise a sua origem se puder. Destine uns minutos do seu tempo para verificar de onde o material provém. Às vezes, as pessoas oferecem apostilas gratuitas ou trechos de textos que são de materiais com custo, então, fique atento.
Outra questão a ser considerada é que, geralmente, é fácil encontrar as provas de anos anteriores do concurso que você quer fazer, sem custo, pela internet. Use e abuse desse recurso, as provas são excelentes meios de você conseguir perceber se está no caminho certo. Se constatar que não está pronto ainda, não desanime, continue firme estudando todos os conteúdos solicitados no edital.
Quando não se tem acesso à videoaulas devido à falta de verba, uma boa opção é buscar os tópicos no Youtube. Muitas vezes é lá que se encontram explicações bem interessantes quando o assunto é conseguir o desenvolvimento de um assunto sem ter dinheiro envolvido.
Caso você possua uma pequena quantia em dinheiro para investir na sua carreira pública, as dicas são bem parecidas. Se for comprar uma apostila, pesquise bem, muitas oferecem facilidades para pagamento como o parcelamento, sendo uma boa opção para você. Também são oferecidas aulas em cursos online que, ocasionalmente, são mais baratas que os cursos presenciais.
Estas são apenas algumas dicas para que você possa lidar melhor com a sua ansiedade, preparar-se bem para a prova e ter certeza de que, para a sua realização profissional, o importante mesmo é a sua persistência e força de vontade.
Por Melina Menezes
Gostou do post? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Curta ou siga Sul Concursos ou cadastre seu e-mail aqui ao lado e mantenha-se informado sobre concursos públicos que ocorrem no sul do Brasil. Fique sabendo de editais, notícias, informações, dicas e tudo mais para conquistar sua vaga.


Nenhum comentário: