A língua portuguesa é cheia de detalhes. Mesmo para os
falantes nativos do idioma, algumas regras de gramática podem confundir na hora
de escrever. Ter um bom domínio do nosso idioma é essencial até mesmo para quem
não trabalha como redator profissional. Afinal, um pequeno deslize no texto
pode comprometer toda mensagem que você está querendo passar.
1 – “Seja isso ou aquilo”
O termo “seja” não pode ser utilizado sozinho ou ligado a
outra conjunção (como “ou”) em uma conjunção coordenativa alternativa.
Traduzindo: sempre que utilizar “seja” para exemplificar alguma coisa,
lembre-se de que é necessário duplicar o termo. Veja o exemplo.
Correto: Seja uma vez por semana, seja todos os dias, o
importante é manter a frequência de publicações no seu blog.
Incorreto: Seja uma vez por semana ou todos os dias, o
importante é manter a frequência de publicações no seu blog.
2 – Usar “onde” sem se referir a lugar
O pronome “onde” expressa a noção de lugar, portanto, é
preciso tomar cuidado para não utilizá-lo em contextos diferentes. Quando não
houver indicação de lugar, prefira utilizar “em que” ou “no qual” e suas
variações.
Correto: O conteúdo
acompanha esse novo comportamento, em que empresas e consumidores estão em pé
de igualdade, trocando informações e experiências.
Incorreto: O conteúdo
acompanha esse novo comportamento, onde empresas e consumidores estão em pé de
igualdade, trocando informações e experiências.
3 – Mistura dos pronomes “tu” e “você”
Não é raro encontrar textos que misturam esses dois pronomes
nas suas diferentes formas. Porém, é preciso escolher um deles e mantê-lo em
todo o texto, sem alternância. Ao
utilizar “você”, evite as formas “te”, “teu” e demais variações do pronome “tu”.
Para quem trabalha com produção de conteúdo para a web, o mais indicado é
utilizar sempre a forma “você”, já que o “tu” traz uma ideia de regionalismo
que não é adequada para textos que atingem um público geral.
Correto: Pensando em começar uma estratégia de marketing de
conteúdo? Preparamos este post para tirar suas dúvidas e ajudar você a começar.
Incorreto: Pensando em começar uma estratégia de marketing
de conteúdo? Preparamos este post para tirar suas dúvidas e te ajudar a
começar.
4 – Mesmo
É muito comum encontrar a palavra “mesmo” sendo utilizada
como pronome pessoal. Porém, apesar de a palavra poder ser usada de diversas
formas, esta não é uma delas. O termo “mesmo” pode ser usado como pronome
demonstrativo, substantivo ou adjetivo. Confira alguns exemplos:
Correto: Ao entrar em contato com o cliente, não espere que
ele o responda em menos de 24 horas.
Incorreto: Ao entrar em contato com o cliente, não espere
que o mesmo o responda em menos de 24 horas.
Outras possibilidades corretas de uso:
70% do processo de
compra acontece antes mesmo de o cliente entrar em contato com a empresa
Ao mesmo tempo que
ter uma boa frequência de atualizações é importante, é preciso prestar atenção
no conteúdo.
Mesmo que algumas
pessoas não acessem o seu blog todos os dias, mantê-lo atualizado é a melhor
forma de aumentar o número de visitantes.
O objetivo é
atender aos mais diversos segmentos de mercado com o mesmo nível de
conhecimento em todas as áreas.
5 – “vir de encontro a” e “ir ao encontro de”
Estas duas expressões, por serem muito parecidas, costumam
gerar bastante confusão, porém, seus significados são opostos. Por isso, é
preciso ter cuidado: “ir de encontro a”
significa “ir contra algo”, “bater”, “colidir”, enquanto que “ir ao
encontro de” expressa acordo,
concordância.
Exemplo de concordância: Os interesses profissionais de um
redator web vão ao encontro dos do cliente que encomenda um conteúdo.
Exemplo de discordância: O texto redigido pelo redator foi
de encontro à proposta de pauta do conteúdo.
6 – “Adéqua”
Apesar de ser muito usada, essa flexão do verbo “adequar”
ainda não é aceita pela gramática da língua portuguesa. Portanto, enquanto não
é feita uma nova reforma no nosso idioma que aceite a palavra, prefira utilizar
a construção “não é adequado” ou algum sinônimo para que a qualidade do seu
texto não caia.
Correto: Aquela sugestão de pauta não é adequada para a
estratégia do cliente.
Incorreto: Aquela sugestão de pauta não se adéqua à
estratégia do cliente.
7 – O verbo lembrar e suas variações
O verbo “lembrar” é cheio de peculiaridades que fazem com
que seja fácil se confundir e cometer algum deslize. Isso acontece porque o
verbo pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou ainda transitivo
direto e indireto ao mesmo tempo, o que significa que o complemento muda de
acordo com a situação. Veja alguns exemplos:
Lembrar-se de: quando utilizar o verbo no sentido de “vir à
memória”, sempre utilize o pronome adequado e a preposição “de”:
Exemplo: Lembre-se de que é necessário inserir um call to
action no fim do texto!
Lembrar: quando o verbo “lembrar” for utilizado com o
sentido de “ser parecido” não exige preposição.
Exemplo: O estilo de escrita do redator lembra os textos de
Machado de Assis.
Lembrar: no sentido de “informar” ou “advertir” alguém, o
verbo pede um pronome oblíquo e a preposição “de”:
Exemplo: O redator recebeu um e-mail lembrando-o de
finalizar o conteúdo.
Nunca saberemos tudo que há para saber sobre um idioma,
afinal, a língua é viva e está em constante transformação. Porém, um bom
redator está sempre tentando ser a melhor versão de si mesmo e a forma mais
eficaz de lidar com problemas linguísticos e adquirir conhecimento é lendo,
estudando e buscando tanto se aprofundar no que sabe quanto conhecer novos
assuntos.
Fonte: Contentools
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