Talvez a confissão mais
comum dos concurseiros seja a de que a todo o momento se veem diante
de conteúdos que não conseguem de jeito nenhum aprender bem o
suficiente para acertar as questões de prova.
Por isso, em nossa conversa de hoje, recorreremos à experiência
de um tal Richard Feynman (1918-1988), ganhador do Prêmio Nobel de
Física em 1965, para garantir que existe, sim, um método ou um
conjunto de passos que pode nos ajudar a entender qualquer tópico de
edital. Inclusive o do seu concurso, amigo concurseiro.
O que o nosso professor Feynman defende em sua técnica é que existem dois tipos de sabedoria: a que vem do conhecimento superficial das coisas e do mundo e aquela que caracteriza as pessoas que de fato compreendem o objeto de estudo.
Feynman sempre foi reconhecido entre os colegas de escola e de
faculdade por seu talento em transformar assuntos muito complexos em
lições simples e fáceis de entender. Até uma criancinha seria
capaz de compreender suas explicações. E o entusiasmo que ele
demonstrava ao explicar os conceitos mais difíceis costumava
contagiar todos ao seu redor.
O que o nosso professor Feynman defende em sua técnica é que
existem dois tipos de sabedoria: a que vem do conhecimento
superficial das coisas e do mundo e aquela que caracteriza as pessoas
que de fato compreendem o objeto de estudo. A receita para a
aprendizagem real, segundo Richard, é focar no segundo tipo. Para
atingi-lo, a pessoa precisa dominar um dado assunto bem o bastante
para passar o conhecimento adiante de forma compreensível para
qualquer um.
“O fator que determina se uma pessoa vai passar em concurso público não é a inteligência, mas a preparação com método e técnica.”
Todos somos capazes de alcançar esse tipo de sabedoria. Basta
percorrer os cinco passos expostos a seguir.
1) Escolha um conceito.
O mais importante, aqui, é desenvolver o raciocínio com a
intenção de entender algo importante para o dia a dia ou, no nosso
caso, para acertar questões de provas. Com isso em mente, selecione
um conceito qualquer que você precise assimilar. Pode ser um tirado
do Direito Administrativo, do Direito Constitucional, da Informática
ou de qualquer outra disciplina que será cobrada na sua prova. Pode
ser o primeiro conceito que lhe vier à cabeça neste momento.
Qualquer conceito mesmo. Seja de área do conhecimento mais geral,
como Matemática; seja de área mais específica, como Administração
Financeira e Orçamentária. Agora anote-o num papel.
2) Escreva sobre o conceito como se o estivesse ensinando
a uma criança.
Imagine, por exemplo, que o tema seja “Controle de
constitucionalidade”.
Redija tudo o que sabe sobre ele. Mas atenção: você precisa fazer isso da maneira mais simples e didática possível. Escreva como se estivesse explicando o conceito a uma criança.
Ainda que isso pareça absurdo e desnecessário, é um passo muito
importante.
Assegure-se de que, do início ao fim, a linguagem empregada seja
bem, bem simples. Além disso, evite jargões, “juridiquês” e
expressões prontas mas não tão fáceis, que partam do pressuposto
de que você já as conhece. Seu interlocutor pode não conhecê-las.
Explique cada detalhe de tudo que diz respeito ao tema. No nosso
exemplo, aborde os objetivos e os requisitos do controle de
constitucionalidade, o momento em que ele ocorre, seus métodos, as
vias de controle etc.
Não caia na tentação de omitir algo que, na sua visão, esteja subentendido. Lembre-se: para uma criança, não está.
3) Volte ao tema e pesquise sobre ele.
Enquanto
você executava o passo anterior, provavelmente identificou falhas ou
lacunas no seu conhecimento sobre o tema escolhido. Seja autocrítico:
você se esqueceu de algo ou não conseguiu explicar algum tópico
bem o bastante?
Este é o momento em que você começa a aprender de verdade.
Retorne à fonte de informações sobre o tema e pesquise o que ainda
precisa entender melhor. Quando achar que cada subtema está claro,
tente escrever novamente sobre ele, e – não custa relembrar – de
forma que até uma criança seja capaz de compreender.
Quando você se sentir satisfeito e tiver entendido perfeitamente
tudo o que antes estava confuso, volte à redação original e
continue registrando nela as explicações.
4) Revise as anotações e simplifique-as ainda
mais.
Percorridas todas as etapas anteriores,
revise o que você escreveu e continue simplificando o texto.
Certifique-se mais uma vez de que não usou nenhum jargão e de que o
texto poderia servir de base para você ministrar uma aula sobre o
assunto para outro colega de jornada.
Leia tudo em voz alta,
prestando atenção para perceber se está tudo exposto da maneira
mais clara possível. Se a explicação não for simples o bastante
ou se ainda soar confusa, interprete isso como um sinal de que você
ainda não está entendendo algum ponto do conteúdo. Crie analogias
para explicar conceitos. Elas ajudam a esclarecer tudo na sua cabeça
e são a prova de que você está realmente dominando o assunto.
5) Faça muitos exercícios de provas anteriores sobre o
tema escolhido.
Solucione no mínimo cinquenta itens de diferentes graus de
dificuldade. Naturalmente surgirão dúvidas. Ótimo! São elas que
exigirão de você mais pesquisa sobre os tópicos. Procure as
respostas em videoaulas, livros e apostilas.
Pronto: o conteúdo
está fixado e guardado na memória de longo prazo. Agora você pode
deixar para revisar tudo nas semanas que antecederem o concurso e
seguir confiante para o grande dia. Pode até sorrir sozinho durante
a prova, quando deparar com uma questão sobre aquele conceito que
você aprendeu tão bem.
Estou certo de que as técnicas e a experiência do professor
Feynman lhe serão úteis na assimilação e no aprendizado dos
conteúdos do seu concurso. Mais importante ainda: pode ter certeza
de que elas o ajudarão a garantir a desejada vaga na carreira
pública.
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