13 de março de 2017

Erros que te impedem de ter sucesso nos concursos.

Não distinguir, não ter foco, não utilizar estratégias, achar que sabe, relutar , depender, etc. Perceba e entenda os erros que você deve deixar de lado para ter sucesso nos concursos públicos.
Viver fugindo
Você sabota o seu sucesso para viver os sonhos de outras pessoas – e acaba por não atingir suas metas pessoais.
procure entender suas fraquezas. Descobrindo essas fraquezas, você descobrirá em que aspectos deve ser corajoso para enfrentá-las, tratando-as com a verdade.
Viver no futuro
Você deve desconstruir o seu futuro em benefício do seu presente.
O sucesso depende do que você faz agora, e o futuro é apenas consequência de suas atuais decisões e ações.
Para ter sucesso nos concursos públicos, você deve se livrar de seu futuro e viver o seu presente.
Ceder à Síndrome do Pokémon Shiny
Daí que, enquanto você tenta passar em vários concursos ao mesmo tempo, você está meio que tentando capturar um Pokémon Shiny – e isso te faz perder o foco no jogo.
Comigo aconteceu assim: comecei a procurar demais pelo Pokémon Shiny e o jogo ficou muito extenso e cansativo – nunca cheguei realmente a terminar. Nos concursos, funciona da mesma maneira: você começa a se cansar de estudar tanto (e já estudou, realmente, mas para cargos de concursos muito diferentes entre si), e acaba por desistir. E desistir por falta de foco é dar muito mole.
Entender reprovação como fracasso
As pessoas que estudam para concursos tendem a acreditar que por não terem passado em uma prova elas nunca passarão em um concurso. O que eu devo informar é que os que passaram não acreditaram nisso.
Para ter sucesso nos concursos públicos, você deve se livrar de entender “reprovação” como “fracasso”.
Outro erro parecido é encontrar dificuldades no meio do caminho (com a família, com os amigos, com o próprio conteúdo do concurso) e desistir. Tenha a convicção de que são centenas, se não milhares de pessoas por vaga. Errar e reprovar em concursos públicos é a regra, com esses números, e o seu objetivo é trabalhar para que você se torne, um dia, uma das exceções.
Querer distinguir a sua vida pessoal de sua vida como concurseiro
Já ouvi muita gente dizer o seguinte: “Facebook é para a família, para os amigos… Não tem nada a ver usar Facebook para estudar”.
É a típica pessoa que usa o Facebook contra ela mesma, enquanto poderia usar a favor.
No Face, existem várias comunidades em que as pessoas se ajudam de inúmeras maneiras: trocando material, trocando informações, trocando questões…
O mesmo acontece na vida pessoal, como um todo. O seu assunto principal passará a ser concurso público, agora, e negar isso em uma roda de amigos é negar sua atual natureza.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, você deve estar lá com seu coração e sua alma.
Relutar para pedir ou aceitar ajuda

Erro triste! Seja humilde para saber que você – NUNCA – vai saber de tudo. Se você tem alguma dúvida, pergunte, exponha-se. Hoje, vivemos em uma comunidade virtual incrível, e existem vários fóruns de qualidade para que você possa encontrar pessoas que sabem mais do que você e estão dispostas a ajudar.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, você deve se livrar da relutância em pedir ajuda.
Querer eliminar suas fraquezas
Mais um erro ligado ao primeiro erro da listaQuando você tenta consertar suas fraquezas, você tenta mudar para entrar em um ciclo desastroso. Em suma, é a sua essência que é destruída para você tentar ser o que não é, para você diminuir seus valores.
Ao invés de querer diminuir suas fraquezas, enfatize suas forças.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, enfatize suas FORÇAS.
Querer ser perfeito
De acordo com o Income Diary, perfeccionismo é baseado na falsa crença de que se nós fizermos as coisas perfeitamente poderemos evitar falhas.
Falhas e riscos, por mínimos que sejam, sempre existirão. Viva com isso.
Geralmente, as pessoas que estão aqui são aquelas que pensam o seguinte: “para passar no concurso, eu tenho que acertar 100% das questões”. Quando as pessoas jogam dessa maneira, elas acabam se demorando demais em muitas matérias, para atingir “100% de acertos”, e não conseguem estudar o que realmente devem estudar a tempo.
Para ter sucesso nos concursos públicos, deixe de querer ser perfeito.
Lembre-se sempre da seguinte máxima: feito (bem feito) é melhor do que perfeito.
Ceder à Síndrome do Encolhimento
Eu vejo isso acontecer diariamente: as pessoas não acreditam ser capazes. Acham que são pequenas demais para concorrer com outras pessoas.
Quer ver algumas das frases que essas pessoas falam?
  • “Será que concurso público é para mim?”
  • “Eu não tenho competência para isso…”
  • “Eu não consigo…”
  • “Esse concurso é de gente grande – deixe eu começar por baixo, que é melhor.”
  • “Eu vou estudar para esse concurso quando passar em um outro menorzinho.”
  • “Nunca que eu conseguiria passar em um concurso desse nível.”
  • “Existe gente estudando para este concurso há muito mais tempo.”
  • “Eu não tenho chances.”
Para ter sucesso nos concursos públicos, aposte alto: aposte em você.
Depender de força de vontade
Já ouviu aquela frase “de boas intenções o inferno está cheio”. Pois bem. É aqui que estão os concurseiros da força de vontade: eles têm vontade de passar; eles têm vontade de ter uma vida melhor; eles têm vontade de ter maior segurança; eles têm vontade de ganhar bem.
Parece que a única vontade que falta é a de colocar ação nessa receita.
Não adianta apenas planejar ou visualizar o futuro, se você não agir HOJE, AGORA, para alcançar suas metas.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, você tem que AGIR em busca desse sucesso.
A imagem a seguir explica bem como deve ser sua ação: fazer o que as outras pessoas não têm coragem. Agir. Vontade todo mundo tem, mas para atingir suas metas você deve agir – o que a maioria não faz.

Distribuir macroculpas
Macroculpas são aquelas culpas que as pessoas colocam nos outros.
Nos concursos públicos, algumas pessoas têm o costume de culpar todo mundo por não passarem. Elas ficam desapontadas, chateadas, aborrecidas com:
  • os pais;
  • o marido ou a mulher;
  • os filhos;
  • o governo;
  • a economia;
  • a mídia;
  • o patrão;
  • o empregado.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, você deve preferir AGIR a reclamar.
É claro que você não é 100% responsável por sua aprovação/reprovação, mas colocar todo o peso de suas reprovações no mundo ao seu redor não vai adiantar nada. Reclamar só vai te tornar um reclamão – ponto.
Tenha em mente que você é responsável pelo seu destino, então, o que você faz hoje define o que será de você amanhã. Quanto às ameaças externas:
trabalhe com a convicção de que elas nunca deixarão de existir, mas também com a convicção de que você nunca deixará de alcançar suas metas por conta disso.
Ser o espertalhão
O espertalhão é aquele cara que sempre quer estar certo e por cima.
O problema de ser espertalhão é que você sentirá um ego tão alto a ponto de não passar por achar que está acima dos outros: professores, colegas, concorrentes, bancas…
Em outros casos pode até ser que não, mas, para passar em concursos públicos, humildade deve ser um lema.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, seja humilde para saber que você não sabe tudo.
Não tentar direito
Esse é o famoso “vai que passa?!”. Mas sem o jeito certo vai passar longe de atingir altos níveis de acertos.
Ele usa as técnicas de estudos, mas sem quantidade suficiente para atingir um bom resultado (por exemplo: usar a Tática dos Feras com 10 questões apenas e achar que está tudo bem).
Ser aprovado em concursos públicos requer: conhecimento, habilidades e atitudes (o famoso CHA). Ou seja, não adianta ter conhecimento sem usar habilidades… não adianta usar habilidades sem entrar em ação (tomar atitudes). Basicamente, um não funciona sem o outro.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, é preciso FOCAR, PLANEJAR e AGIR. Não tem nada a ver com sorte.
Gabar-se do sucesso de uma pessoa só
As versões de sucessos de outras pessoas são vistas de maneira errada por certos concurseiros.
Geralmente, esses concurseiros que se gabam do sucesso dos outros tendem a querer seguir tudo o que alguém fez para atingir determinado objetivo, mas não pensam se aquilo pode ou não funcionar para eles mesmos.
Por exemplo: o concurseiro vê que alguém passou usando vídeo-aulas – e então, a pessoa se entope de vídeo-aulas, sem saber que essas aulas foram apenas uma parte da estratégia de quem passou.
O lance é que sucesso depende de muitos fatores, e você não é igual a ninguém. É claro que você deve pesquisar, saber como funcionou para vários concurseiros, entender as técnicas e táticas das pessoas, mas, no final, é a sua criatividade de estudos que vai contar.
– Para ter sucesso nos concursos públicos, é preciso adequar os erros e sucessos dos outros à sua realidade.

Fonte: Esquemaria.com.br

Gostou do 'post'? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Navegue pelo site Sul Concursos e saiba de outros editais, concursos, dicas e tudo mais para sua aprovação. Curta, siga ou cadastre seu e-mail e mantenha-se informado sobre concursos públicos na região sul do Brasil.

Nenhum comentário: