4 de abril de 2018

Concurso da DPE-RS tem 50 vagas de Defensor Público.

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS).
São 50 vagas no cargo de Defensor Público no edital mais um cadastro reserva para futuras contratações, conforme a necessidade da instituição.
Do total de oportunidades em aberto, cinco já estão destinadas para aqueles candidatos que são portadores de alguma deficiência. Além disso, outras duas são para participantes que se declararem índios e dez para candidatos pardos ou negros.
A remuneração inicial do cargo é de R$ 22.213,43.
Requisitos para um Defensor Público
Para participar do certame, os candidatos precisam atender uma série de pré-requisitos muito importantes. Sendo assim, em primeiro lugar, ele precisa ser aprovado e classificado no concurso, bem como ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Para esse caso, ele precisa estar amparado no estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com o oficial reconhecimento de seus direitos políticos.
A idade mínima do participante é de 18 anos completos, com o título de bacharel no curso de Direito e com registro em momento de posse. Outras obrigações se referem às eleitorais e militares (em caso de candidato do sexo masculino). Essas devem estar em dia, sem nenhuma pendência.
Os demais requisitos são: possui aptidão física e mental para realizar todas as atribuições do cargo, submetendo-se aos exames necessários sobre sanidade física e aptidão psicológica, apresentando laudos; apresentar as declarações de rendimentos e bens; declarar se já ocupa ou não um outro cargo, função pública ou emprego, com apresentação oficial da certidão que dê a comprovação que não sofreu nenhuma punição por uma falta grave durante o exercício; não ter nenhuma condenação em julgamento por uma ação de improbidade administrativa ou criminal; ter exercido uma atividade jurídica por um período mínimo de três anos, contados esses a partir da data de posse; e, por fim, satisfazer todos os demais requisitos que foram estabelecidos em regulamento do certame e em seu edital.
Inscrição
No site da organizadora do concurso, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br. É solicitado o pagamento de uma taxa no valor de R$ 280. As inscrições se encerram no dia 30 de abril, no horário das 14h.
Etapas
São no total cinco as etapas que compõe o concurso da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. A primeira se refere a uma prova com questões objetivas e com múltipla escolha, sendo essa de caráter eliminatório e também classificatório.
Na segunda fase acontecem as provas escritas, com as questões discursivas e de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência, ocorre a sindicância sobre os candidatos, com exames de sanidade física, aptidão psicológica e psiquiátrica para o exercício de um cargo como o de Defensor Público. Também acontecem nessa etapa a entrevista e as provas orais, sendo a primeira de caráter eliminatório e a segunda de caráter eliminatório e classificatório.
Na quarta fase acontece a Prova de Tribuna, também eliminatória e classificatória. Por fim, chega-se na etapa final, com a Prova de Títulos, somente de caráter classificatório.
Por: Kellen Kunz
Fonte: Concursos 2018

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