9 de fevereiro de 2019

Como recuperar o ânimo após uma reprovação?

É normal se sentir desmotivado depois de uma reprovação, especialmente se ela ocorreu por causa de poucos pontos ou se você se dedicou bastante tempo de estudo.
Entendemos como você se sente, mas procure ter em mente que não é uma derrota, mas uma etapa. Se não foi dessa vez, é por que não era para ser. Além disso, você sairá mais experiente, com mais conhecimento e mais apto a outras seleções. Decepções ocorrerão na jornada de um concurseiro e elas servirão de aprendizado, não só com erros cometidos como o de valorização profissional.
A grande maioria dos concurseiros, acumularam dezenas de reprovações nos mais variados concursos antes de se tornarem servidores de órgãos e entidades dos mais cobiçados do país. Você ficará surpreso com a trajetória deles.
Pensando na situação de desânimo em que você se encontra, trouxemos dicas para os concurseiros não desistirem e continuarem estudando. Veja se elas o ajudam a seguir firme em seu projeto de mudança de vida.
1. Seja otimista
Já diria o maior empreendedor brasileiro de todos os tempos, Jorge Paulo Lemann: “Prefiro ser otimista. Não conheço muitos pessimistas bem-sucedidos”. Siga o exemplo de quem sabe do que está falando e ignore os “matadores de sonhos”, aqueles sujeitos com alto grau de negatividade e que sempre nos fazem desanimar. Estou me referindo àquele tipo de gente que repete que não adianta estudar, porque concurso público é “uma furada”, “um jogo de cartas marcadas”; porque “apenas gênios passam”; porque “os concursos públicos vão acabar”. Fuja de gente assim!
2. Lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou a estudar
Nunca esqueça o que o levou a estudar para concurso público. Na maioria das vezes, foi a busca por melhoria de vida – tanto para você como para sua família. Lembre-se de que a dor da preparação é passageira, ao passo que o cargo público é para sempre. Quando vislumbramos o nosso objetivo maior, conseguimos fazer enormes sacrifícios para alcançá-lo logo. Manter esse objetivo vívido na mente pode lhe dar fôlego para se manter firme na luta por sua vaga.
3. Estabeleça metas de curto prazo
Muitas vezes nos sentimos frustrados ou julgamos que nosso desempenho está muito fraco, quando, na verdade, apenas cometemos o erro de estipular metas nada razoáveis. O autor americano e professor da Universidade de Harvard John Kotter costuma dizer que, “para liderar mudanças significativas em uma organização, é necessário gerar vitórias de curto prazo”. Faça isso e observe como sua autoestima logo vai começar a melhorar.
4. Pratique atividades físicas
Inúmeros estudos de universidades de renome comprovam que a atividade física faz bem à concentração, aumentando a capacidade cognitiva, reduzindo o estresse e aumentando a felicidade e a capacidade de estudar por mais tempo. Pode acreditar: praticar atividades físicas, especialmente as aeróbicas (caminhar, correr, nadar, pedalar, etc.), no mínimo três vezes por semana, aumentará o seu rendimento, a sua sensação de bem-estar e o seu progresso nos estudos, além da sua capacidade de reter informações. A motivação será consequência.
5. Crie uma rotina profissional de estudos
Costumo recomendar aos nossos alunos uma técnica de base científica para desenvolver o hábito de estudar diariamente. Ela consiste em repetir a rotina (no caso, a rotina de estudar) durante vinte e um dias seguidos, sempre no mesmo horário e pelo mesmo período de tempo. Não importa se é dia útil, feriado ou fim de semana; sente-se, inicie o cronômetro e só se levante depois de ter passado o tempo que você determinou para a sua cota diária de leituras e exercícios. Ao cabo das três semanas, você será um novo concurseiro, totalmente habituado – e estimulado – a estudar.
Espero que essas dicas o ajudem.

Conte com o Sul Concursos e não desista, pois temos certeza de que a sua hora vai chegar!
Fonte: Gran Concursos (Texto adaptado)
Gostou do 'post'? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Navegue pelo site Sul Concursos e saiba de outros editais, concursos, dicas e tudo mais para sua aprovação. Curta, siga ou cadastre seu e-mail e mantenha-se informado sobre concursos públicos na região sul do Brasil.

Nenhum comentário: