28 de maio de 2016

Concurso da PF de Nível Médio oferecerá 683 vagas.

Para quem aguarda o concurso da Polícia Federal 2016 – Nível Médio tem o que comemorar. Acontece que está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.253, de autoria do Poder Executivo, que cria vagas para cargos de vários órgãos federais que deverão ser preenchidas por meio de concurso público. A proposta traz a informação de 683 vagas na Polícia Federal (PF), todas na área de apoio, cargo de Agente Administrativo (Nível Médio).
Agora, a Câmara dos Deputados analisa o projeto, através das comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. E, em caso de aprovação, terá ainda que receber o aval do Senado antes de seguir para a sanção presidencial.
Apesar disso, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Miguel Sobral, informou que a Polícia Federal precisa hoje, contratar 5 mil servidores administrativos. Com isso, as 683 vagas solicitadas através do Projeto de Lei, ainda seriam insuficientes para repor a quantidade de postos vagos.
A suspensão de concursos anunciada pelo governo federal não vai atrapalhar a abertura de novo concurso. O que reforça a ideia ainda, é o histórico do concurso. Em anos anteriores, mesmo com a suspensão de concursos, órgãos de segurança pública, saúde e educação ficaram isentos das medidas fiscais para reajuste das contas públicas. Além disso, o decreto nº 8.326, garante que a Polícia Federal não necessita mais de autorização do Planejamento para realizar concursos. Entretanto, o MPOG precisa confirmar a existência de verba para o preenchimento das vagas.
Nos últimos seis, sete anos, quatro mil policiais deixaram o departamento em virtude de aposentadoria ou outros motivos, sem que esse quantitativo tenha sido reposto. E com o encolhimento do quadro, vem a sobrecarga. “Temos colegas trabalhando 12 por 12 horas nas fronteiras, porque não tem efetivo”, relatou. Para O sindicalista, os reflexos de um efetivo maior poderiam ser sentidos até mesmo na Operação Lava-Jato, cujos especialistas não conseguem estimar um fim, tamanho o alcance dos esquemas criminosos. “Já teria solução, com a condenação ou não dos envolvidos. O processo é lento porque tem 30, 40 pessoas trabalhando em uma operação de uma grandeza, de uma magnitude dessas.
O último concurso da Polícia Federal para Agente Administrativo foi realizado em 2013. Na ocasião, o órgão abriu 566 vagas na área administrativa. O cargo exige nível médio, com salário inicial de R$ 4.270,77., atualmente. O certame tem validade até junho de 2016, porém pode ser prorrogada até junho de 2018.
Gostou do post? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Curta ou siga Sul Concursos ou cadastre seu e-mail aqui ao lado e mantenha-se informado sobre concursos públicos que ocorrem no sul do Brasil. Fique sabendo de editais, notícias, informações, dicas e tudo mais para conquistar sua vaga.


Nenhum comentário: