À primeira vista este artigo pode até parecer óbvio demais ou sem
relevância, mas, ao contrário do que possa parecer, existem sim,
técnicas importantes que podem ser aplicadas na hora da prova a fim de
se otimizar o tempo gasto e de se desviar de erros fatais como a falta
de tempo para o preenchimento do cartão de respostas.
As dicas são de
ninguém menos do que o “guru dos concursos”, William Douglas.
Certifique-se
que você leu as orientações ao candidato. As orientações ao candidato
são preciosíssimas que já esclarecem elementos importantes. Há até casos
em que o candidato que não lê as orientações pode seguir um curso
errado durante a prova. A melhor hora para lê-las é antes do início da
prova. Mesmo que não permitam lê-las antes de correr o tempo de prova,
leia-as com calma e atenção quando permitirem virar a prova. A relação
custo de tempo x benefício de informação vale a pena.
Houve um
concurso em que fui o primeiro colocado e a segunda colocada comentou
comigo que teria sido a primeira se atentasse para as orientações ao
candidato, que vedavam a redação a lápis. Além disso, falou que se
tivesse tempo teria passado a caneta por cima, mas como não fez isso
obteve zero em redação. Essa pessoa, hoje uma grande amiga, cometeu dois
erros desprezando dois elementos que são contados para se aprovar ou
classificar um candidato: leitura das orientações prévias ao candidato e
controle do tempo.
Preste atenção às dicas abaixo:
a) Pré-leia
o texto rapidamente (uma "olhada" geral, uma vista d"olhos rápida, que
tira a ansiedade sobre o que caiu na prova). Cuidado para não começar a
dar as respostas ou definir qual é a pergunta. Essa reação rápida pode
ser equivocada e induzir ao erro. Apenas olhe a prova rapidamente. Nuca
diga: "não sei esta", diga "esta eu vou lembrar" ou "esta eu vou dar uma
boa resposta". Não é má idéia dizer, ao final dessa primeira lida, que
gostou da prova.
b) Leia
todas as perguntas. Agora sim, você deve fazer uma leitura calma e
atenta. O tempo gasto vale a pena. Mantenha uma atitude positiva e
sempre se pergunte o que o examinador quer saber naquela pergunta. Essa
leitura inicial ajuda o cérebro a começar a procurar respostas. Com o
tempo, você aprenderá a juntar estas duas primeiras leituras. Quando não
tiver mais ansiedade para saber o que caiu, bastará fazer a leitura da
letra "b".
c) Formule as respostas lendo o
enunciado de cada uma delas por vez. Ao ler o enunciado, analise
criticamente a questão a fim de procurar a resposta. Se quiser, sublinhe
as palavras-chaves e anote ao lado da questão o que você deve ou quer
dizer.
d) Se há algum texto para interpretar,
proceda assim: sempre faça uma pré-leitura rápida (para aguçar a
curiosidade do cérebro); leia todo o texto com calma; só depois vá fazer
as questões (assim você evita o ping-pong entre o texto e as
perguntas). Claro que se surgir uma dúvida você pode e deve voltar ao
texto, mas esta técnica diminui tal intensidade.
No
final da prova (depois de responder às demais questões, isto é, no
tempo que sobrou), releia o texto e repasse as respostas. Quase sempre
você verá algo novo e/ou poderá melhorar suas respostas.
Ao
separar o tempo em provas de múltipla escolha, reserve um período, ao
final, para marcar o cartão de respostas. Em resumo: Leia a prova. Não
rotule. Leia e descubra o que o examinador quer. Ele é o "dono da bola".
William Douglas
Vá até a página inicial: http://sulconcursos.blogspot.com.br
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