Os interessados em participar do concurso da Polícia Federal (PF) para 600 vagas de agente (de nível superior, com remuneração inicial de R$ 7.887,33) devem ficar atentos à definição da organizadora, que deve ocorrer nos próximos dias. Enquanto aguardam pela banca, no entanto, não devem descuidar da preparação. Para auxiliar na tarefa, o SulConcursos traz dicas de estudo de Informática do professor Frank Mattos, do site Questões de Concursos.
Inicialmente, o professor explicou que, caso seja confirmado o Cespe/UnB como organizador do concurso, como esperam os especialistas, o futuro candidato, para se preparar bem, precisa entender que a banca exige muita interpretação de texto. Ele acrescentou que algumas expressões utilizadas podem fazer com que o candidato não entenda a questão, tais como afirmar, concluir ou inferir, é suficiente, é necessário, sempre, garante, imune, efetivamente, entre outras.
Com relação ao conteúdo a ser cobrado, Mattos aconselhou, com base nos últimos editais e provas, o estudo das novidades e utilizações dos Windows 7 e 8. “Nas últimas provas houve uma preferência pelo Office 2010, mas é bom se adiantar e estudar o 2013, começando pelas novidades. Já o BrOffice (ou LibreOffice), para quem não sabe nada, é bom estudar, principalmente, os botões e suas funcionalidades”, incluiu.
Outras questões destacadas pelo especialista são as sobre Windows Explorer (principalmente, sobre bibliotecas e o armazenamento padrão da lixeira no Windows 7) e função do antivírus, antispyware e firewall, na parte de segurança. “Algumas matérias sempre caem, como Rede de computadores, Segurança da informação, Nuvem, Redes Sociais e Navegadores”, apontou.
Mattos recomendou ainda o estudo pela “Ajuda” e nos textos dos próprios programas, além dos sites oficiais. “Você até pode estudar por livro, apostila e videoaula, mas se forem exclusivamente direcionados para a Cespe/UnB”, observou. O professor disse ainda que o estudo regular, de 15 a 30 minutos por dia, permite assimilar melhor o conteúdo e que a revisão proporciona um aproveitamento maior em matérias nas quais é necessário decorar.
Edital – A previsão inicial é de divulgação do edital de abertura do concurso neste mês, o que dependerá, no entanto, da definição da organizadora nos próximos dias. O prazo para a publicação do documento vai até 27 de setembro, mas a PF estima ter que publicá-lo até agosto para conseguir concluir a primeira etapa da seleção ainda este ano, como pretendido. A intenção é iniciar o curso de formação no começo do ano que vem e nomear os aprovados em julho.
Além da formação superior, em qualquer área, para ingressar no cargo de agente da PF é necessário possuir carteira de habilitação, na categoria B ou superior. A remuneração inicial informada já inclui o auxílio-alimentação, que é de R$ 373,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário