21 de agosto de 2014

Concurso IBGE deve ser realizado em 2014.

A paralisação dos funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE começou no dia 26 de maio de 2014. Mais de vinte unidades estaduais do Instituto aderiram à greve que em alguns momentos contou com o apoio de 25% da totalidade de seus servidores.
Após mais de setenta dias de greve, os servidores do IBGE decidiram, esse mês, pelo fim da paralisação. O Sindicato Nacional (ASSIBGE) conseguiu que algumas de suas reivindicações fossem atendidas, entre elas a criação de novas vagas.
O IBGE aguarda somente a autorização do governo federal para a abertura do edital de concurso que deve ser realizado ainda em 2014. A previsão é que sejam abertas 1.044 vagas para candidatos com nível médio e 300 para os que possuem nível superior, isso segundo o diretor-executivo do IBGE, Fernando Abrantes.
Segundo o diretor a necessidade de novas vagas se dá porque grande parte dos funcionários do IBGE preenchem vagas temporárias, a intenção então é fazer com que o número de funcionários efetivos do IBGE seja maior, garantindo uma maior estabilidade para o Instituto e para os funcionários.
Abrantes explicou que “no acordo que foi fechado hoje, foram destacados dois pontos: o primeiro era um grupo de trabalho, que tem por objetivo fazer proposta de mudança da carreira do IBGE para o ciclo de gestão, e incluindo nova tabela salarial. O segundo, diz respeito à questão do temporário. A tarefa é definir alguma proposta para repensar a proporcionalidade entre trabalhadores do quadro e temporário”.
Fernando Abrantes afirma ainda que com as vagas do concurso que deverá ser aberto, somadas as 600 do concurso de 2013, o Instituto conseguirá restituir quase 50% dos funcionários efetivos, uma vez que houve abandono do cargo por alguns e outros se aposentaram durante o período em que o IBGE não criou novas vagas.

Nenhum comentário: