19 de janeiro de 2015

Dicas de informática para o concurso Banco do Brasil.

Confira algumas novidades do certame do Banco do Brasil para 2015, relacionados aos conteúdos sobre Informática.

Uma das matérias que serão cobradas na prova para escriturário do Banco do Brasil é Informática. Trata-se de uma área que não poderia mesmo ficar de fora do certame, uma vez que tais servidores bancários trabalham diariamente com as novas tecnologias computacionais.
A inovação deste concurso não está nessa cobrança em si, uma vez que oito em cada dez provas de concursos públicos para determinadas áreas administrativas trazem questões ligadas ao tema. Mas a relativa novidade que este concurso traz diz mais respeito a algumas abordagens que envolvem o assunto. É sobre esta matéria que trataremos neste artigo.
Se no último concurso da Caixa, as provas cobraram "Noções de Informática", este do BB cobrará em parte o mesmo conteúdo, mas se propõe a ir um pouco além, inclusive inovando no nome do conhecimento específico. Agora, o candidato deverá dominar tudo aquilo que lhe confira (tanto na prova teórica, quanto na sua prática diária, se aprovado e nomeado) um "Domínio Produtivo da Informática (5 questões com valor de 1,5 pontos, subtotalizando 7,5 pontos)".
Dessa forma, a banca da Cesgranrio priorizará questões que levem o candidato a dar respostas bem mais ligadas à sua experiência e conhecimento enquanto usuário dos recursos de informática. À guisa de comparação, segue o detalhamento do conteúdo dos dois bancos, em seleções passadas:
Caixa - Nocões de Informática - Técnico Bancário Cespe/UnB*
  • Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office, BR Office.
  • Sistemas operacionais: Windows e LINUX.
  • Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet.
  • Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  • Certificação e assinatura digital.
  • Segurança da Informação.
*OBSERVAÇÃO: houve mais conteúdos, porém voltados para os polos de tecnologia da informação.

Banco do Brasil 2014 - Domínio Produtivo da Informática- Cesgranrio
  • Editor de Texto: edição e formatação de textos (operações do menu: Formatar, Inserir tabelas, Exibir -cabeçalho e rodapé, Arquivo -configurar página e impressão, Ferramentas -ortografia e gramática).
  • Microsoft Windows 7 em português: Conhecimentos básicos. Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas. Conceitos de informática, hardware e software.
  • Sistemas operacionais Windows e Linux.
  • Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer).
  • Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc).
  • Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress).
  • Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.
  • Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
  • Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores.
  • Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  • Conceitos de educação a distância.
  • Conceitos de acesso a distância a computadores.
  • Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
  • Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin).
Percebe-se, por exemplo, que uma das novidades é a inclusão de noções do Sistema Operacional Microsoft Windows 7 (que bom que ainda não se fala em Windows 8, pois aumentaria a dificuldade!), além de noções sobre editor de texto (edição e formatação de textos, criação e manipulação de pastas, arquivos, atalhos, área de trabalho e área de transferência). Ou seja, são todas as operações que os escriturários mais utilizarão na sua prática diária.
Por falar nisso, é bom lembrar que Informática não se resume em "aprender a fazer", mas sim em "aprender fazendo", mais ou menos como andar de bicicleta (ou seja: exige prática, prática e prática!). Nem tudo no exame será do tipo "decoreba", portanto, assim como na matemática, se dará bem que demonstrar não apenas conhecimento teórico dos assuntos, mas alguma desenvoltura no tocante ao aprendizado pleno de alguns conteúdos. Como dizem os professores de qualquer curso de Informática, nessa área, não vale à pena só aprender se o aluno não desenvolver o hábito de praticar.
As provas deverão ser novamente elaboradas com imagens e enunciados que estimulem os candidatos a demonstrar os conhecimentos acima listados. Os conteúdos são bastante semelhantes nos concursos para esses dois grandes bancos, no entanto, o novo concurso do BB amplia o conteúdo, chegando a mencionar por último os conhecimentos gerais do candidato sobre redes sociais (Twitter, Facebook, Linkedin), que de antemão significa que candidato não inteirado (na prática e na teoria) com tais assuntos estará em completa desvantagem em relação aos mais preparados. E pensar que até bem pouco tempo não se imaginaria que redes sociais seriam cobradas em provas de concursos! Pelo visto, as redes sociais ganham cada vez mais importância nos concursos públicos, fazendo com que passem de meros veículos de entretenimento a difusores de conhecimentos relevantes.
Além de saberes no âmbito das redes sociais, o exame irá cobrar conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns, wikis e educação a distância, os quais, de certa forma, também são tecnologias comunicativas cujo cerne também é a noção de "rede social", embora sejam utilizadas para outras finalidades (educativas e profissionais, por exemplo). Por outro lado, não iria ficar de fora os conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. Enfim, são todos assuntos provocantes e a própria internet (também cobrada) poderá servir de aliada nesta fase de preparação.
Não fique de fora do mundo dos concursos públicos, curta o SulConcursos no Facebook para  saber de editais, notícias, informações e dicas sobre concursos aqui no sul do Brasil.

Nenhum comentário: