29 de janeiro de 2016

Não gosto de ler. Como passar num concurso público?


Não é difícil encontrar pessoas interessadas em fazer um concurso público mas com sérias dificuldades para conseguir ler o conteúdo exigido na prova. Se você se considera um mau leitor, por não sentir vontade de ler e não conseguir estudar para o seu concurso através de livros e apostilas, fique calmo(a), você não está só!

A verdade é que a leitura é não é um hábito em nosso país. De acordo com uma pesquisa IBOPE realizada em 2012, 50% dos brasileiros se identificaram como não leitores, um índice 5 vezes pior que países como a Espanha, por exemplo.
O correto, todos sabemos, é que o hábito da leitura seja implantando em nossa vida desde a infância, tornando-nos, assim, bons leitores na vida adulta. Gosto muito da seguinte frase, do livreiro José Luiz Goldfarb:
Ninguém nasce leitor, portanto a tendência natural é ficar longe dos livros. Leitura para valer, aquela paixão que vicia, que nos faz viver entre livros, isto tem que ser desenvolvido, cultivado” – José Luiz Goldfarb

Mas, e quem não aprendeu a gostar de ler? O que deve fazer para superar desafios como passar em um concurso público, que geralmente exige uma carga significativa de leitura?
No artigo de hoje vou lhe ensinar técnicas fundamentais para adquirir o hábito da leitura, tornando mais fácil e prazeroso ler, além de medidas para tornar menos pesada a carga de leitura para o seu concurso. Vamos nessa!
Gostar de ler e ler o que gosta
Como qualquer ser humano, um maratonista começou a andar dando pequenos passos. Aos poucos, quando já conseguia se equilibrar, andou mais rápido até chegar a correr e treinar para correr milhares de metros sem parar.
Se você quer ser um leitor “maratonista” deve também iniciar aos poucos, sem interromper etapas essenciais para o seu desenvolvimento. Para isso, tenho duas dicas importantíssimas.
A primeira delas é que você procure leituras, mesmo que não estejam ligadas ao seu concurso, que lhe dêem prazer. Você gosta de carros, gastronomia, poesia, romance, exercícios físicos? Não importa o que seja. Leia sobre esses assuntos para que o hábito da leitura comece a ser formado em você.
A segunda dica é iniciar com leituras pequenas. Antes de encarar apostilas com 800 páginas, procure artigos com 8. Iniciar aos poucos, e devagar, é a melhor forma de evoluir. Mais importante que a quantidade do que você vai ler é a frequência (ler todos os dias) e a qualidade (ler com atenção e prazer).
As condições da sua leitura
Sabe aquela história do marido que ao ver a mulher com o amante em cima do sofá decide comprar outro sofá para que a traição não ocorra mais? Pois é, talvez você esteja colocando a culpa no lugar errado em relação ao seu prazer de ler.
Uma boa leitura exige um lugar sem distrações, para que o verdadeiro significado do texto seja extraído. Você também precisa estar relaxado e sem incômodos físicos e emocionais.
Arrume sua mesa de estudo e faça seu ritual para você iniciar seus estudos sem incômodos.
3 estímulos poderosos para ter vontade de ler
OUma das formas eficientes de tornar a leitura mais agradável é fazer introduções para que você passe a ter interesse e curiosidade pelo assunto que precisa estudar. Seguem abaixo quatro formas de fazer isso, lhe estimulando a ler melhor:
Assistir a filmes
Filmes podem ter mensagens e sacadas importantes sobre assuntos que você precisa estudar. Assistir “A Queda“, filme que mostra a derrota de Hitler, é uma boa forma de se estimular a ler sobre a Segunda Guerra Mundial.
Busque filmes que se relacionem com o conteúdo estudado e veja como seu interesse pela leitura melhorará significativamente.
Visitar museus, eventos e exposições
Museus, eventos e exposições também podem ajudar muito você a se familiarizar com temas que não gosta de ler.
Existem várias possibilidades interessantes, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, que pode despertar o seu interesse por estudar essa disciplina.
Assistir a entrevistas e debates
Existem amplas possibilidades de assistir entrevistas muito boas ligadas ao conteúdo previsto no seu concurso. Se você estuda Direito, por exemplo, é possível assistir boas entrevistas com juristas de variadas vertentes profissionais.
Basta ter o cuidado de buscar aquilo que realmente tem a ver com a sua leitura e garantir um bom estímulo. Exemplo: a entrevista do Ministro do STF Marco Aurélio Mello para o programa Roda Viva.
O poder das videoaulas
Uma grande alternativa para quem não é um bom leitor é estudar através de videoaulas. Existem muitas possibilidades de cursos e aulas em vídeo para os diversos concursos existentes.
Assim como filmes podem ser um material introdutório para a leitura, cursos em vídeo são ferramentas poderosas para “mastigar” o conteúdo para você. Existem muitas empresas no Brasil que oferecem cursos em vídeo, mas é bom ter cuidado ao escolher, pois há uma grande variedade de qualidade e preços – alguns cursos custam alguns milhares de reais.
Utilizando conteúdo em áudio
Utilize, também, conteúdo em áudio como reforço ou complemento para estudar para o seu concurso. O legal do material em áudio é que você estuda em horários em que está ocupado, como em filas, no trânsito, arrumando a casa etc. Tente! Vale muito a pena!
Boa leitura e bons estudos!
Curta ou siga Sul Concursos clicando abaixo ou cadastre seu e-mail aqui ao lado e mantenha-se informado sobre todos os concursos públicos no RS e dos principais concursos realizados na região sul do Brasil. Fique sabendo de editais, notícias, informações, dicas e tudo mais para conquistar sua vaga.
Achou legal? Compartilhe, seus amigos irão gostar!


Nenhum comentário: