24 de fevereiro de 2016

Seja mestre em compreensão e interpretação de textos.

Muitos concurseiros dão pouca atenção a uma das disciplinas mais importantes em qualquer concurso público: Língua Portuguesa. Na maioria esmagadora dos concursos essa é a disciplina que tem um peso maior, devendo tornar-se, por isso, prioritária nos seus estudos.

Ao falar de Língua Portuguesa é importante lembrar que nos concursos ela costuma estar dividida em regras gramaticais (morfologia, sintaxe etc) e compreensão e interpretação de textos. Não há dúvida que entender de gramática é muito importante para fazer uma boa prova, mas tenho certeza que a parte de compreensão e interpretação de textos é ainda mais relevante.
É importante frisar que o Brasil possui aproximadamente 13 milhões de pessoas acima dos 15 anos com analfabetismo funcional (é o que diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Pnad/2014). Enquanto o analfabetismo absoluto se refere à pessoa que não teve nenhum ou pouco acesso à educação, o analfabetismo funcional diz respeito à pessoa que é capaz de identificar letras e números, mas não consegue interpretar textos e realizar operações matemáticas mais complexas.
Numa realidade assim, é natural que os concursos públicos priorizem a capacidade dos candidatos em interpretar textos, que se torna um grande diferencial entre os concorrentes. Por isso, resolvi preparar este artigo, onde você aprenderá técnicas bem interessantes para melhorar sua capacidade de compreensão e interpretação de textos.
Lembre-se que entender o que está lendo é importante não só para a prova de Língua Portuguesa, mas também para as demais disciplina. Vamos lá:
Simplesmente leia!
Não há melhor forma de ser um bom interpretador de textos do que simplesmente ler muitos textos. Ao ler muito você aumenta seu repertório de palavras e aumenta a quantidade de conexão de ideias que conhece. Nesse caso, sua mente funciona como seus músculos: quanto mais exercícios (leituras) fizer, mais preparado estará para se esforçar.
Se você quer aumentar consideravelmente sua capacidade de compreender e interpretar textos, leia modalidades distintas de conteúdo. Assim com o triatleta treina natação, corrida e ciclismo, desenvolvendo capacidades musculares em várias modalidades, você também pode fazer isso com a leitura.
Além do conteúdo programático do concurso, leia poesia, contos, romances, crônicas, dissertações etc.
O importante é ser o mais variado possível, aumentando seu repertório de leitura ao máximo!
A técnica da contemplação escrita
Ao ler um texto pode acontecer de você se enganar sobre o significado do que leu. Existe uma forma muito eficaz de detectar se você entendeu corretamente.
Já reparou que um pintor, sempre que está produzindo um quadro, pára alguns momentos, e se afasta para contemplar como a obra está ficando? Existe uma forma semelhante para você detectar se está compreendendo corretamente um texto, que é escrevendo algumas conclusões sobre o que leu.
Tome como exemplo a seguinte citação, de José Saramago:
O tempo das verdades plurais acabou. Vivemos no tempo da mentira universal. Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias.

Para contemplar o que pode ser entendido sobre o texto, eu escreveria o seguinte:
  • O texto fala sobre verdade
  • O texto compara o tempo atual com outros tempos
  • O texto expressa uma crítica do autor sobre o tempo atual

Tudo isso se conclui ao ler o texto. Se você, enquanto lê, vai percebendo essas informações e escrevendo-as, terá muita facilidade de compreender o texto de maneira global, e responder qualquer questão sobre ele.
4 perguntas mágicas
Às vezes perdemos questões na prova do concurso público que estamos realizando porque não aplicamos técnicas básicas de compreensão e interpretação de textos. Acredite no que estou dizendo: muitos candidatos simplesmente são reprovados porque não se fazem perguntas básicas sobre o texto que estão lendo.
A maioria dessas perguntas se refere ao contexto (que são as condições em que o texto foi escrito). Veja e não deixe de fazê-las:
Quem escreveu o texto?
Se você lê um poema do poeta abolicionista Castro Alves e a questão da prova pergunta se o autor está defendendo a escravidão na poesia, tudo indica que a questão está errada (a não ser que seja uma “pegadinha”).
Às vezes, sem nem ler o texto, é possível acertar uma questão (ou pelo menos eliminar alternativas erradas).
Em que época e lugar escreveu o texto?
Machado de Assis é um escritor do século XIX. Mas já vi uma questão de concurso que perguntava se o autor estava criticando o uso da internet em uma crônica.
Tanto o tempo quanto o espaço são contextos essenciais para compreender um texto. Não deixe de considerar isso!
Por que o texto foi escrito?
Todo texto tem um porquê. Concursos públicos procuram, geralmente, inserir em suas provas textos que trazem visões críticas de alguma coisa. Desse modo, é sempre interessante perceber o que defende e o que nega o texto do seu concurso.
Saber a motivação do autor é a pergunta de ouro numa prova de compreensão e interpretação de textos.
Existem contradições no texto?
Os textos escolhidos para concursos públicos são, geralmente, de autores e veículos consagrados, e dificilmente possuem erros ou contradições.
Caso você detecte alguma contradição no texto em que está tentando interpretar, desconfie. É muito provável que você esteja entendendo errado. Releia, questione sua própria compreensão e chegue ao verdadeiro significado do texto.
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