14 de março de 2016

Aprenda, também, a chutar. Sim, há uma técnica!


Passar em um concurso público é o sonho de milhões de pessoas. Mas, para enfrentar a concorrência, é preciso estar muito bem preparado. Segundo o engenheiro e coautor do livro “Prepare-se Para Passar! Como Ser Vitorioso em Provas e Concursos ”, Paulo César Pereira, o ideal é começar a estudar antes da publicação do edital. Ele, que já foi aprovado em 26 concursos públicos, acredita que, quando o candidato sabe o que quer, fica mais fácil estudar. Hoje, ele atua na Caixa Econômica Federal.
Sua primeira aprovação em concurso foi quando teve como mentor o pai de um amigo que trabalhava no Banco do Brasil. Ele estudava em um colégio público e foi estudar no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Paulo César Pereira tinha como método o estudo antecipado, para aprender. “Não estudava para prova, me preparava antes para as aulas e também para questionar o professor”, disse. Paulo também foi aprovado no Banco do Brasil, como auditor da Receita Federal e na Caixa Econômica Federal. “Uso o tempo livre para estudar. Todos os anos faço a prova do Enem para ver se meus ensinamentos estão em dia”, finaliza.
Estudar é o primeiro passo, mas não o único. Até mesmo para chutar a resposta de uma questão há uma técnica.
Quando o candidato deve começar a estudar?
Logo quando entra na escola. Estudar de uma hora para outra não dá certo. Poderíamos comparar o conhecimento com a pintura de uma casa. Só é possível um bom acabamento depois de umas duas pinturas básicas. Assim é também o conhecimento.
Você só consegue absorver algo sofisticado depois de uma boa base. Antes da publicação do edital, o ideal é ir estudando as matérias básicas comuns a todos os concursos e que, invariavelmente, farão parte da seleção para o qual você está se preparando. Português, Matemática, Informática e Direito são figurinhas carimbadas.
E por onde começar quando há a decisão de se preparar para um concurso?
Um bom curso preparatório é fundamental. Vai dar um rumo para o aluno. Também é uma ótima oportunidade para tentar montar um grupo de estudo. Os veteranos podem dispensar cursinhos, mas é bom que frequentem palestras. Não se engane, o estudo individual será o grande responsável pelo seu sucesso.
Estar focado em um concurso ajuda?
Sim, principalmente quando pessoa tem vocação para o cargo. Quando o candidato sabe o que quer, fica mais fácil estudar e conseguir ser aprovado. Por outro lado, fazer concursos de várias áreas vai dizer ao concurseiro onde ele é bom, onde consegue fazer mais pontos. Não basta ser bom, tem que ser melhor do que os outros.
“Por duas perguntas, não passei  ”ou “deu branco na hora do teste”. Essas são desculpas usadas por candidatos. Como evitar esses problemas?
Não passar por poucas questões é comum, pois os candidatos se acumulam na linha de corte. Poucos conseguem fazer muitos pontos. Já o nervosismo pode ser creditado à preparação deficiente ou ao desconhecimento da maneira pela qual as provas são elaboradas.
Há alguma técnica para ter um aproveitamento maior?
A eficiência é muito maior quando se tem fome do saber, quando se estuda com prazer. Nesse caso, a atenção é grande para compreender a matéria e para não esquecê-la. Quem estuda por sacrifício tem dificuldade para se concentrar e memorizar. Geralmente, foca o resultado. Nós focamos o empenho, a disciplina e o bom combate. Assim os resultados acontecem naturalmente.
É possível estudar com prazer?
Sim. Muitas pessoas veem os estudos como um meio de alcançar um objetivo. Nós vamos além, nós amamos o saber. Dos estudos tiramos prazer e alegria.
Depois de forçar a barra por algum tempo, os fumantes e os alcoólicos conseguem gostar de substâncias tóxicas e desagradáveis. Nós usamos a mesma estratégia com os estudos. É só forçar um pouquinho no início e logo estamos viciados nos estudos.
Mas onde buscar motivação para estudar com prazer?
Nós trabalhamos coma motivação interna e a externa. Para isso, nós ensinamos o truque da feijoada. Para quem quer gostar de feijoada, basta ficar pensando nos amigos, na mesa farta e na festa que é comer uma boa feijoada. Já para deixar de gostar da feijoada, é só pensar na ambulância que acompanha a feijoada completa, no entupimento das veias e na digestão difícil. Enfim, manipulando o pensamento é possível manipular o sentimento.
E a motivação externa?
Seguimos o procedimento padrão para resgatar uma pessoa do alcoolismo: não se consegue com críticas, cobranças e covardia. Veja as duas situações a seguir, em qual delas o sujeito vai parar de beber? Primeira: o patrão e os amigos bebem juntos e acham normal os vexames e as ressacas. A esposa teme enfrentar o marido. Segunda: o patrão e os amigos não bebem. O patrão deu um ultimato dizendo que ele é ótimo empregado, mas que, se não tomar providências, será demitido. Os amigos falam das suas preocupações. A esposa garante que o ama, mas vai se separar se ele não procurar os Alcoólicos Anônimos. Todos deixam que ele pague por suas bebedeiras. Sabemos que na segunda situação as probabilidade de o cara parar de beber são muito maiores. Para estudar é a mesma coisa. Temos que motivar elogiando e, ao mesmo tempo, cobrando empenho.
O que deve ser levado em consideração na hora de escolher um concurso?
Muitas visam o salário, mas se esquecem de que é preciso conciliar tudo: estabilidade, salário e vocação.
A visão de que o servidor público é alguém mal-humorado está mudando?
Sim. Hoje, o que observamos é que as pessoas que agora ocupam esses cargos são qualificadas e capacitadas. A carreira de servidor público pode ser muito proveitosa. É possível crescer e estudar para outros concursos.
Quais as dicas para o candidato ter um bom aproveitamento de seu estudo?
Antes de tudo, é necessário se cercar do melhor material didático, comprar os melhores livros, obter informações pela internet, fazer provas anteriores.
Outra dica é elaborar sua própria apostila. Seu resumo ser muito importante para as revisões semanais e para os dias que antecedem as provas.
Lembrando que o conhecimento é igual a entendimento mais memorização. O candidato precisa entender a matéria antes de fazer o resumo. Também não se pode tepena do livro. Tem que riscar, anotar, grifar. A busca pelo melhor material didático não é fácil. Quando estudava para o concurso do INSS comprei sete livros e apostilas, e todos estavam ruins. Apenas no oitavo acertei a compra.
Como funciona a técnica de marcar X?
Nossa técnica de marcar X combina o conhecimento tradicional coma técnica do chute. Assim lançamos dois olhares sobre cada item. As nuances daí reveladas nos dão maior eficiência em diagnosticar se um item é certo ou errado, bem como avaliar qual item é o mais correto. A técnica do chute busca as diferenças entre os itens certos e os errados pelo estudo das provas anteriores. Ao compreender a maneira com a qual o examinador elabora a prova e prepara suas armadilhas para apanhar os menos atentos, conseguimos muito mais motivação e eficiência.
Mas não é melhor estudar do que chutar?
Esse é um falso dilema. Todos nós podemos e devemos combinar o chute com os estudos. Façamos uma analogia com o diagnóstico do câncer de próstata. O toque retal detecta 65% dos cânceres existentes. O PSA detecta 80%. Os afoitos diriam que o PSA é melhor do que o toque retal. Mas a Medicina é sábia e aconselha a combinação dos dois métodos. O uso do PSA e do toque retal, combinados, detectam 95% dos cânceres existentes. De cada 4 falhas do PSA, o toque retal pegará 3 e deixará escapar uma. A nossa técnica do chute tem uma função semelhante ao toque retal: aumentar a eficiência dos estudos.
Antes de tudo, é necessário se cercar do melhor material didático, comprar os melhores livros, obter informações pela internet, fazer provas anteriores”.
A técnica do chute busca as diferenças entre itens certos e errados pelo estudo de provas anteriores, das justificativas de anulações de questões e dos relatórios pedagógicos”.
Conquiste uma vaga
1 Se você já sabe quais são os possíveis concursos do seu interesse, é hora de arregaçar as mangas e começar a estudar.
2 Estudar e trabalhar, como fazem milhares de pessoas, pode funcionar, mas requer disciplina. Coloque uma coisa em mente: concurso público é projeto de vida de médio prazo. Você vai estudar até passar. Até passar? E se demorar? O que eu faço? Continue estudando. Seu objetivo é passar!
3 Quem se prepara para prestar um concurso tem que ter um objetivo em mente, precisa estar motivado, ser otimista e, ao mesmo tempo, preparar-se para frustrações.
4 Preparar-se para um concurso exige dedicação, planejamento, vontade e uma nova rotina de vida.
5 Estudar o dia inteiro não é tarefa fácil. É preciso ter método, disciplina e muita vontade. Converse com seus familiares e compartilhe seu projeto. Diga que você vai estudar para um concurso por longos meses e precisará que o compreendam e o ajudem nessa nova fase da vida.
Assuma a nova vida como um trabalho, com hora para começar e para acabar, em um espaço previamente definido.
7 Ao conhecer as provas e participar de simulados antes do concurso, você se familiariza com o tipo de exame aplicado e pode treinar para responder às questões no tempo dado pelos examinadores.
8 A qualidade e a quantidade do tempo dedicado aos estudos varia de acordo com a matéria e as habilidade de cada um. Varia também quanto ao volume de conteúdo que será exigido nas provas e quanto ao número de provas a serem feitas. No caso de alguém que só pode ter dedicação parcial, por estudar ou por trabalhar em determinados períodos, a organização de uma rotina diária de estudos é f  u  n  d  a  m  e  n  ta  l  .
9 Para aumentar a sua concentração, sempre estude de acordo com as metas estabelecidas, faça anotações curtas para gravar seu conhecimento. Se perder a concentração, faça um breve intervalo, com alongamentos e respirando três vezes.
Entrevista a 'A Gazeta', Vitória (ES)
              por Diná Sanchotene dsanchotene@redegazeta.com.br

Gostou do post? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Curta ou siga Sul Concursos ou cadastre seu e-mail aqui ao lado e mantenha-se informado sobre concursos públicos que ocorrem no sul do Brasil. Fique sabendo de editais, notícias, informações, dicas e tudo mais para conquistar sua vaga.

Nenhum comentário: