13 de março de 2016

As 2 melhores maneiras de estudar e as 4 que você deve abandonar.

Você estuda da melhor maneira possível? De acordo com o artigo científico publicado na Psychological Science in the Public Interest você provavelmente está utilizando algumas técnicas não tão boas assim.
Essa pesquisa avaliou 10 técnicas de estudo e os resultados são impressionantes!

Dentre essas 10, vou colocar aqui as 6 mais importantes de serem mencionadas. Vamos começar vendo as 4 que você deveria abandonar e porque você deveria abandoná-las.
Resumos
Apesar de ser a técnica mais comum de estudo, ela é pouco eficaz. Resumos geralmente fazem com que o estudante copie o texto quase que palavra-por-palavra ao invés de utilizar a memória para recuperar aquela informação, o que a tornaria ainda mais bem gravada no cérebro. Quer ver como isso funciona?
Anote quantos números de telefone você consegue lembrar sem pesquisar no seu celular. Agora anote quantas senhas e números de documentos você consegue se lembrar.
Viu a diferença? Com a facilidade de discar um número apenas digitando o nome da pessoa no celular o seu cérebro não precisa memorizar aquele número. Com as senhas e números de documentos é diferente porque você precisa utilizá-los com uma certa frequência e por isso eles ficam gravados na memória. É por esse motivo que a criação de mapas mentais é uma melhor forma de revisar um conteúdo, afinal, você irá criar o mapa mental no final da sessão de estudo e "forçar" o seu cérebro a fazer uma conexão lógica entre todo o assunto estudado.
Destacar ou Sublinhar o texto
Destacar o texto usando um marca-texto ou sublinhá-lo usando uma caneta é uma das técnicas mais populares porque ela não requer nenhum tempo extra. Porém ao se destacar o texto estudado dessa maneira você não estará ajudando em nada os seus estudos. Destacar o texto, por ser algo aparentemente tão simples, é tratado como algo natural e que apenas porque você destacou, você aprendeu.
A verdade é que a maioria das pessoas não possuem uma tática eficaz para destacar o texto e por causa disso, as vezes, acabam destacando mais da metade da folha. Isso faz com que ao invés de o material não-destacado obtenha o destaque, afinal, a própria definição de destaque é: "Pôr em evidência".
Quando você usa o marca-texto ou sublinha mais da metade da folha, você está pondo em evidência o conteúdo que não está marcado, logo ele se destaca mais e isso prejudica os seus estudos.
Mnemônica
A mnemônica é uma técnica de decoreba que a princípio ajuda bastante a memorizar um conteúdo mas ela dificulta o real aprendizado do conteúdo. O problema com a mnemônica é que ela é super-eficiente a curto prazo e isso faz com que você não se preocupe em estudar a fundo o conceito por trás do assunto estudado. Existem dois tipos de mnemônica, vamos ver cada um deles:
O primeiro tipo de mnemônica é a redução de conceitos ou listas a uma palavra ou frase. Por exemplo: Utilizar a palavra LIMPE para lembrar dos princípios administrativos expressos na CF, em seu art. 37 ou então aquele velho macete de biologia para lembrar a ordem de classificação dos seres vivos (o rei filósofo classificou 0rdinária a fama do general espartano  representando Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie).
O segundo tipo é a transformação de informações em imagens. Para exemplificar mais facilmente pense naquelas pessoas que aparecem em programa de televisão memorizando sequencia de números, cores ou cartas. Da próxima vez que você ver alguém decorando sequências enormes, lembre-se que ela não possui uma super-memória. A verdade é que se você pedir para eles repetirem a sequencia depois de 10 minutos, eles não ser capaz porque a informação ficou no curto prazo.
Portanto, por mais que a mnemônica pareça que irá te ajudar a aprender determinado assunto, não caia nessa furada. Evite estudar de maneira superficial para economizar um pouco de tempo e invista em aprender de verdade o conteúdo estudado.
Releitura
Outro erro muito comum entre candidatos é reler o mesmo material 2,3 ou 4 vezes. A menos que você seja um leitor dinâmico que consiga reler o conteúdo assim que terminar a primeira leitura, reler não será tão útil para você.
O motivo pelo qual reler assim que terminar a leitura é diferente de reler algum tempo depois é que, ao ler o conteúdo novamente em um pequeno espaço de tempo você estará mostrando ao seu cérebro que aquela informação é importante e precisa ser guardada na memória. Se você deixa algum tempo passar, o seu cérebro não consegue entender essa importância. É dessa forma que você acaba memorizando a letra daquela música que você odeia e que está na moda mas não consegue lembrar nem do trecho daquela música que você ouviu outro dia e gostou. Você acaba ouvindo a música da moda tão frequentemente em um espaço de tempo tão curto que o seu cérebro a interpreta como algo importante e a memoriza.
Agora entramos na parte aonde você vai ver as duas melhores maneiras de se estudar de acordo com a pesquisa.
Simulado
A pesquisa mostra que fazer simulados pode dobrar a sua capacidade de aprendizagem!
Isso acontece porque ao fazer um simulado você está testando o seu conhecimento e identificando "falhas" de conhecimento que precisam ser concertadas. Quando você se depara com uma questão difícil, independente de errá-la ou acertá-la, seu cérebro entende que aquele assunto é importante e, da próxima vez que estudá-lo, você irá aprender o conteúdo com muito mais facilidade.
Apesar de qualquer simulado ser excelente para os seus estudos, as questões discursivas são ainda melhores que as de múltipla-escolha. Além disso, se você criar as suas próprias questões discursivas será ainda mais eficaz. Caso você não tenha uma condição financeira que te permita contratar alguém para corrigir o seu simulado, peça a um ou dois colegas de estudo para corrigirem para você e entra troca corrija os simulados deles.
Estudo distribuído
Uma técnica não tão comum mas altamente eficaz é distribuir os seus estudos.
O que quero dizer com isso?
Por um lado isso representa estudar uma matéria 2 ou 3 vezes na semana ao invés de estudá-la apenas uma vez. Isso te permite estar em contato constante com aquela matéria e também a não passar muito tempo estudando a mesma matéria e tornar aquela matéria entendiante.
Por outro lado isso significa que estudar em blocos menores de tempo aumenta a sua capacidade de aprendizagem, isso é, ao estudar em blocos de 25 ou 45 minutos apenas você permite que uma maior parte do assunto estudado porque o seu cérebro tem mais energia e foco em cada sessão de estudo.
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