Você estuda da melhor maneira possível? De acordo com o
artigo científico publicado na Psychological
Science in the Public Interest você provavelmente está utilizando
algumas técnicas não tão boas assim.
Resumos
Apesar de ser a técnica mais comum de estudo, ela é pouco
eficaz. Resumos geralmente fazem com que o estudante copie o texto quase que
palavra-por-palavra ao invés de utilizar a memória para recuperar aquela
informação, o que a tornaria ainda mais bem gravada no cérebro. Quer ver como
isso funciona?
Anote quantos números de telefone você consegue lembrar sem
pesquisar no seu celular. Agora anote quantas senhas e números de documentos você
consegue se lembrar.
Viu a diferença? Com a facilidade de discar um número
apenas digitando o nome da pessoa no celular o seu cérebro não precisa
memorizar aquele número. Com as senhas e números de documentos é diferente
porque você precisa utilizá-los com uma certa frequência e por isso eles ficam
gravados na memória. É por esse motivo que a criação de mapas mentais é uma
melhor forma de revisar um conteúdo, afinal, você irá criar o mapa mental no
final da sessão de estudo e "forçar" o seu cérebro a fazer uma
conexão lógica entre todo o assunto estudado.
Destacar ou Sublinhar o texto
Destacar o texto usando um marca-texto ou sublinhá-lo usando
uma caneta é uma das técnicas mais populares porque ela não requer nenhum tempo
extra. Porém ao se destacar o texto estudado dessa maneira você não estará
ajudando em nada os seus estudos. Destacar o texto, por ser algo aparentemente
tão simples, é tratado como algo natural e que apenas porque você destacou,
você aprendeu.
A verdade é que a maioria das pessoas não possuem uma tática
eficaz para destacar o texto e por causa disso, as vezes, acabam destacando
mais da metade da folha. Isso faz com que ao invés de o material não-destacado
obtenha o destaque, afinal, a própria definição de destaque é: "Pôr em
evidência".
Quando você usa o marca-texto ou sublinha mais da metade da
folha, você está pondo em evidência o conteúdo que não está marcado, logo ele
se destaca mais e isso prejudica os seus estudos.
Mnemônica
A mnemônica é uma técnica de decoreba que a princípio ajuda
bastante a memorizar um conteúdo mas ela dificulta o real aprendizado do
conteúdo. O problema com a mnemônica é que ela é super-eficiente a curto prazo
e isso faz com que você não se preocupe em estudar a fundo o conceito por trás
do assunto estudado. Existem dois tipos de mnemônica, vamos ver cada um deles:
O primeiro tipo de mnemônica é a redução de conceitos ou
listas a uma palavra ou frase. Por exemplo: Utilizar a palavra LIMPE para
lembrar dos princípios administrativos expressos na CF, em seu art. 37 ou então
aquele velho macete de biologia para lembrar a ordem de classificação dos seres
vivos (o rei filósofo classificou 0rdinária a fama do general espartano
representando Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie).
O segundo tipo é a transformação de informações em imagens.
Para exemplificar mais facilmente pense naquelas pessoas que aparecem em
programa de televisão memorizando sequencia de números, cores ou cartas. Da
próxima vez que você ver alguém decorando sequências enormes, lembre-se que ela
não possui uma super-memória. A verdade é que se você pedir para eles repetirem
a sequencia depois de 10 minutos, eles não ser capaz porque a informação ficou
no curto prazo.
Portanto, por mais que a mnemônica pareça que irá te ajudar
a aprender determinado assunto, não caia nessa furada. Evite estudar de maneira
superficial para economizar um pouco de tempo e invista em aprender de verdade
o conteúdo estudado.
Releitura
Outro erro muito comum entre candidatos é reler o mesmo
material 2,3 ou 4 vezes. A menos que você seja um leitor dinâmico que consiga
reler o conteúdo assim que terminar a primeira leitura, reler não será tão útil
para você.
O motivo pelo qual reler assim que terminar a leitura é
diferente de reler algum tempo depois é que, ao ler o conteúdo novamente em um
pequeno espaço de tempo você estará mostrando ao seu cérebro que aquela
informação é importante e precisa ser guardada na memória. Se você deixa algum
tempo passar, o seu cérebro não consegue entender essa importância. É dessa
forma que você acaba memorizando a letra daquela música que você odeia e que
está na moda mas não consegue lembrar nem do trecho daquela música que você
ouviu outro dia e gostou. Você acaba ouvindo a música da moda tão
frequentemente em um espaço de tempo tão curto que o seu cérebro a interpreta
como algo importante e a memoriza.
Agora entramos na parte aonde você vai ver as duas melhores
maneiras de se estudar de acordo com a pesquisa.
Simulado
A pesquisa mostra que fazer simulados pode dobrar a sua
capacidade de aprendizagem!
Isso acontece porque ao fazer um simulado você está testando
o seu conhecimento e identificando "falhas" de conhecimento que
precisam ser concertadas. Quando você se depara com uma questão difícil,
independente de errá-la ou acertá-la, seu cérebro entende que aquele assunto é
importante e, da próxima vez que estudá-lo, você irá aprender o conteúdo com
muito mais facilidade.
Apesar de qualquer simulado ser excelente para os seus
estudos, as questões discursivas são ainda melhores que as de múltipla-escolha.
Além disso, se você criar as suas próprias questões discursivas será ainda mais
eficaz. Caso você não tenha uma condição financeira que te permita contratar
alguém para corrigir o seu simulado, peça a um ou dois colegas de estudo para
corrigirem para você e entra troca corrija os simulados deles.
Estudo distribuído
Uma técnica não tão comum mas altamente eficaz é distribuir
os seus estudos.
O que quero dizer com isso?
Por um lado isso representa estudar uma matéria 2 ou 3 vezes
na semana ao invés de estudá-la apenas uma vez. Isso te permite estar em
contato constante com aquela matéria e também a não passar muito tempo
estudando a mesma matéria e tornar aquela matéria entendiante.
Por
outro lado isso significa que estudar em blocos menores de tempo aumenta a sua
capacidade de aprendizagem, isso é, ao estudar em blocos de 25 ou 45 minutos
apenas você permite que uma maior parte do assunto estudado porque o seu
cérebro tem mais energia e foco em cada sessão de estudo.
Para saber como utilizar esses blocos de tempo e aprender
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