27 de julho de 2016

IME abre concurso com 98 vagas para Engenharia.

O Instituto Militar de Engenharia - IME, do Comando do Exército, abriu 98 vagas para os Cursos de Formação e Graduação de Oficiais (CFG) da Ativa e da Reserva para o quadro de engenheiros militares do Exército.
Os principais requisitos são: ser brasileiro(a) nato(a), ter no mínimo 16 anos e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso, ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio.
O edital nº 02/2016 visa admissão ao curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos candidatos que desejam seguir a carreira militar) e oferece 75 vagas;
Já o edital nº 03/2016 objetiva o ingresso no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos candidatos que não desejam seguir a carreira militar), e disponibiliza 23 oportunidades.
Para participar, o candidato deve ser brasileiro nato, ter no mínimo 16 anos e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso, ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio.
Os alunos do curso terão alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento e ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.054,00.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 26 de agosto de 2016 no site www.ime.eb.br. O valor da taxa é de R$ 100,00.
O concurso abrangerá etapas de exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. As provas objetivas que selecionarão os candidatos ocorrerão no dia 12 de outubro de 2016.
Os locais de provas no sul do Brasil são: Curitiba - PR e Porto Alegre - RS.
Formação e Graduação de Oficiais
O CFG, com duração de cinco anos letivos, destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o ensino médio, tem como objetivo a formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente.
O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE).
Cursos oferecidos
- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar);
- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar).
Especialidades de Engenharia
Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Obs.: A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo(a) candidato(a) no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Benefícios para os alunos da ativa
Alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.
Compartilhe
Gostou do post? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Curta, siga Sul Concursos ou cadastre seu e-mail e mantenha-se informado sobre concursos públicos na região sul do Brasil. Fique sabendo de editais, notícias, dicas e tudo mais para a sua carreira pública.

Nenhum comentário: