9 de agosto de 2016

Como evitar o “branco” na prova de concurso público.

Confira aqui algumas dicas para evitar o esquecimento de conteúdo durante a prova de concurso público.
Aquele esquecimento súbito que apavora todos os candidatos e pode até fazê-lo perder a sua tua sonhada chance de passar em um concurso pode não ser um simples contratempo.

Não existe a “fórmula infalível” para obter aprovação em concursos, mas certamente um dos melhores caminhos a seguir é dedicação completa aos estudos, preparar-se ao máximo e apostar em você na hora de enfrentar uma prova para concurso público.
Mas tudo isso pode ir por água abaixo se de repente bater a insegurança e você não lembrar de tudo que estudou durante meses, e lá vem o conhecido “branco”, esse problema acomete diariamente centenas de candidatos e pode não ser simplesmente um imprevisto. Vários fatores externos podem contribuir para desencadear esse esquecimento súbito.
Um concurseiro de carteirinha nos dá um exemplo clássico do problema. Danilo Gonzaga tem 24 anos, é técnico em qualidade industrial e já fez dezenas de concursos públicos. Ele confessa que já passou por várias situações de “branco”.
Atualmente Danilo não enfrenta mais esse tipo de problema, visto que recentemente foi aprovado no concurso público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para o cargo de técnico de laboratório, realizado no mês de maio. Ele acredita que o problema surge quando a prova está prestes a terminar e o assunto não flui normalmente, bate o nervoso e o branco é geral. Geralmente o candidato lembra de tudo no caminho de casa, acrescenta Danilo.
O jovem também reclama que estudos paralelos podem intensificar o problema, como no caso dele, que junto com o concurso do Mapa, também estudava para a seleção da Petrobras e Universidade de Pernambuco ( UFRPE). O professor de memorização, leitura dinâmica e aprendizagem acelerada, Mauro Alessi, concorda com o último fator descrito por Danilo. Ele diz que é complicado estudar assuntos diversos ao mesmo tempo, pois pode comprometer a memória.
Tipos de “Branco”
  • Emocional: Muito ansioso, o candidato fica pensando na prova, na quantidade de vagas, quantos terá que derrubar para conseguir sua vaga. Como evitar: Não ficar pensando no assunto, tentar se distrair e pensar que está muito bem preparado.
  • Programação Errada: Acontece se o método de estudo for com base na repetição e não memorização. Como evitar: estudando o assunto e depois explicando com as próprias palavras, assim saberá que não decorou apenas.
  • Bloqueio da Consulta Errada: A busca errada de determinados assuntos na memória pode causar o bloqueio. Para evitar é só manter o foco na pergunta a ser respondida.
Gostou do post? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Curta, siga Sul Concursos ou cadastre seu e-mail e mantenha-se informado sobre concursos públicos na região sul do Brasil. Fique sabendo de editais, notícias, dicas e tudo mais para a sua carreira pública.

Nenhum comentário: