2 de março de 2017

Projeto propõem Isenção de Taxa para desempregados.

O Projeto de Lei que isenta a taxa de inscrição para concursos públicos àqueles candidatos que se encontram desempregados pode ser votado esse ano no Senado. 
Objetivo do projeto é isentar aqueles que se encontram desempregados, ou trabalhadores com renda per capita menor que meio salário mínimo, das taxas de inscrição para concursos públicos.

Em novembro de 2015, o PL 22/2015 foi aprovado na Câmara dos Deputados. Este projeto se trata de um substitutivo para o antigo 295/2007.
É importante ressaltar que, poderá receber o benefício a pessoa que estiver inscrita no programa Cadastro Único. Caso você ainda não seja inscrito, se atender aos requisitos para fazer parte do programa, basta procurar um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) para se cadastrar no programa e ter direito aos benefícios concedidos pelo governo para as famílias de renda baixa.
Além de contemplar desempregados e trabalhadores com renda per capita de meio salário mínimo, o benefício também atenderá quem tenha doado leite materno ao menos três vezes no período de doze meses antes da publicação do edital do concurso pretendido. Também vale para aqueles que possuem cadastro de doador de medula óssea em alguma unidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.
Originalmente a proposta era designada apenas para aqueles que possuem a renda per capita de meio salário mínimo, mas o deputado Daniel Almeida, do PCdoB, apresentou o projeto de lei substituto, que também contempla os desempregados.
O deputado aponta que as taxas de inscrição muitas vezes se mostram empecilhos para o cidadão de baixa renda, que se vê impedido de participar no concurso por não poder pagar a taxa. A medida procura garantir um acesso mais amplo para os cargos públicos.
Se houver algum tipo de fraude da parte do candidato para não pagar a taxa, que declare estar em uma determinada situação na qual não está, caso descoberto antes da realização da prova, o candidato será impossibilitado de realizar o concurso. Se descoberto após, deixará de ser nomeado ou terá a sua nomeação também anulada.
O próximo passo para o projeto é a aprovação no Senado, que pode ocorrer ainda neste ano.
Gostou do 'post'? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Navegue pelo site Sul Concursos e saiba de outros editais, concursos, dicas e tudo mais para sua aprovação. Curta, siga ou cadastre seu e-mail e mantenha-se informado sobre concursos públicos na região sul do Brasil.

Nenhum comentário: