7 de setembro de 2016

Medidas para poupar tempo estudando para concurso.

Você já sabe que o tempo é um dos principais recursos para considerar quando você está se preparando para um concurso público. A longo, médio e curto prazo você deve estudar medidas efetivas que garantam um diferencial de produtividade nos estudos em relação à sua concorrência.

Embora a data da prova do seu concurso seja mesma para todos os candidatos, a tendência é que se saia melhor aquele que conseguiu multiplicar o tempo disponível, garantindo assim maior qualidade na preparação.
O problema é que a maioria dos candidatos não só tem dificuldades de multiplicar o seu tempo, mas também não consegue se livrar de empecilhos que fazem com que ele perca o precioso tempo disponível. Por isso, neste artigo, trago 10 medidas práticas para poupar seu tempo, evitando desperdícios ao estudar para o seu concurso.
O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida – Franz Kafka
Boa parte dessas medidas podem ser tomadas agora por você, iniciando um aumento de tempo para a sua preparação:
1. Reserve a melhor parte do dia
Todos nós temos momentos mais ou menos adequados para estudar durante o dia. Isso depende de vários fatores (internos e externos ao indivíduo), mas, de modo geral, nos sentimos mais dispostos em determinado período.
Particularmente, sou mais produtivo à noite, talvez por causa do silêncio e do clima ameno. Mas conheço que adora estudar pela manhã, após tomar café. Não ignore esse aspecto. Muitas vezes nos sentimos entediados estudando porque reservamos uma parte inadequada do dia.
Se ainda não consegue enxergar o seu melhor momento, se analise. Vale muito a pena!
2. Tenha uma rotina previsível
Durma e se alimente em horários definidos e semelhantes todos os dias. Qualquer especialista em bem estar dá essa orientação àqueles que querem tirar o máximo de proveito das energias do seu corpo.
Quando você estiver condicionado de verdade, seu organismo vai pedir para estudar. No horário certo ele estará preparado para isso. Parece exagero? Faça o teste!
3. Desligue o celular e outros aparelhos
Esse certamente é um dos elementos que mais tem feito concurseiros perderem tempo durante os estudos. Ao darem atenção ao telefone celular (principalmente os smartphones com WhatsApp e outros aplicativos) a concentração se esvai e tentar retomar de onde parou sempre dá trabalho.
Se estudar para o seu Concurso é prioridade e plano de vida, você vai desligar o celular para estudar. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho (se for o caso) têm que entender isso. Mas a atitude tem que partir de você.
4. Aprenda a dizer “não”
Aniversário da vizinha, batizado do filho do amigo, inauguração da loja do primo. Acredite: sempre vão surgir oportunidades para que você deixe de estudar. Não adianta se boicotar dizendo que “essa é uma oportunidade imperdível, não posso deixar de ir”. Essas oportunidades sempre ocorrerão, e você deve ser firme e manter o compromisso consigo mesmo dizendo “não”.

As pessoas que realmente importam para você já entendem que este momento é de privação para garantir um futuro melhor. Lembre-se disso. Lembre-as disso. Seus concorrentes de verdade estão conscientes disso.

5. Você bebe? Cuidado!

Bebida e estudo não combinam. Ao consumir bebida alcóolica você modifica suas faculdades físicas e psicológicas, interferindo diretamente em sua capacidade de aprendizado.

Quem exagera em uma noite pensando em estudar no dia posterior certamente terá sérias dificuldades. Os problemas vão de dor de cabeça, indisposição, enjoo etc. Além de perder os estudos na noite da bebedeira, a ressaca lhe impedirá de fazer algo útil durante mais ou menos um dia. Se for estudar, não beba!

6. Comece no ritmo certo

Imagine você fazer uma corrida de cinco quilômetros e assim que parar de correr sentar para estudar? Ou então almoçar uma feijoada e tentar a leitura de um livro?

Fique atento ao ritmo do seu corpo e do seu espírito antes de iniciar seus estudos. Se você estiver nervoso, impaciente, cansado ou com qualquer sentimento que seja incompatível com sua preparação, conduza seu estado de espírito. Quando estiver tranquilo e pronto para iniciar, siga em frente.

7. Termine no momento certo

Tem gente que não considera o momento certo de parar de estudar. Escolha os finais de capítulo para encerrar uma jornada de estudo.

Quando você para de estudar no meio de um texto a tendência é que você reinicie os estudos sem se situar no conteúdo. Respeitar os ciclos dos assuntos é muito importante.
8. Leia títulos, citações e tópicos em destaque
Essa é uma medida simples que vai ajudar bastante a poupar tempo nos seus estudos. Ao ler os tópicos em destaque, títulos e subtítulos antes de iniciar a leitura de um texto você tem uma boa noção do que trata aquele material, e não fica perdido durante a leitura. Em vez de ser conduzido pelo autor do texto, você direciona a atenção na sua leitura para os pontos que acha mais importante.
9. Tenha um roteiro de estudo
Tem concurseiro que senta na mesa, põe os livros à sua frente e se pergunta: “o que vou estudar hoje?”. Completamente errado!
Sem um roteiro de estudo você estuda demais certos assuntos e deixa de estudar outros. Defina o que é prioridade, conheça suas necessidades e objetivos. A partir disso, faça seu roteiro de estudos diariamente. No final, avalie se conseguiu alcançar a meta estabelecida no início.
10. Dê intervalos
Sugiro que, de hora em hora, você tenha cerca de dez minutos para relaxar e recarregar as energias para prosseguir nos estudos. Isso vai lhe ajudar a não entrar em “pane” durante os estudos, aumentando a “vida útil” da sua jornada.
Gostou do 'post'? Compartilhe, seus amigos irão gostar!
Curta, siga Sul Concursos ou cadastre seu e-mail e mantenha-se informado sobre concursos públicos na região sul do Brasil. Fique sabendo de editais, notícias, dicas e tudo mais para a sua carreira pública.

Nenhum comentário: